Durante a Revolução Francesa uma das principais uma das principais reivindicações do terceiro estado era igualdade civil, ou seja, ser reconhecido como cidadão .Hodiernamente ,no Brasil não é garantido o acesso à cidadania (Vírgula) algo não inadimicivel (Redundância. Inadmissível) na realidade atual .Nesse sentido ,os principais problemas a serem enfrentados são ineficiência legislativa e o silenciamento do tema. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob essa perspectiva ,vale ressaltar que a lei não é cumprida como deveria. Segundo o livro ”O cidadão de papel” (Vírgula) de Gilberto Dimenstein, os brasileiros têm seus direitos assegurados por lei ,entretanto, eles não saem do papel.Tal pensamento é , (Sem vírgula) crucial, (Sem vírgula) para entender o funcionamento do direito à cidadania do Brasil ,visto que, (Sem vírgula) normalmente grupos com menor poder aquisitivo são invisibilizados ,um exemplo disso são os documentos sejam de nascimento que muitos brasileiros ,infelizmente ,não têm acesso .Logo ,é urgente que essa nefasta situação mude e que os brasileiros deixem de ser cidadãos de papel . (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de debate é um impasse a ser combatido.De acordo com a jornalista brasileira Djamila Ribeiro ,temas devem sair da invisibilidade para serem resolvidos .No entanto, no Brasil a garantia do acesso à cidadania é um assunto pouco comentado ,pois a mídia que deveria incentivar o debate permanece omissa (Melhore a apresentação dessa ideia), o que faz parecer que esse fenômeno não existe e deixando a sociedade alienada frente ao tema . Então, é nítido que o tema saia da invisibilidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente ,que a garantia de acesso à cidadania no Brasil deve ser enfrentada atacando ,principalmente ,a ineficiência legislativa e o silenciamento .Por isso cabe as ONGs (Desenvolva a sigla) cobrar do Estado para que cumpra seu dever .Também ,é necessário que a mídia- responsável por levar informação à sociedade- (Muito bem. Fez detalhamento do agente) crie campanhas de conscientização sobre o tema por meio de parcerias público-privadas a fim de tirar os temas do silêncio e levar ao debate para a sociedade. Somente assim, a sociedade poderá se tornar mais igualitária e justa como era objetivo do terceiro estado durante a revolução. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore mais a discussão ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |