* O apagamento social gerado pela falta do registro civil na sociedade brasileira* - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 02/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro, (Sem vírgula) "Cidadão de Papel", de Gilberto Dimenstein, nota-se que os direitos constitucionais da população brasileira estão inertes na parte teórica. Em consonância com a realidade exposta na obra, está a de muitos indivíduos, já que o direito à documentação pessoal e à cidadania no Brasil, (Sem vírgula) apresentam dificuldades para serem realizados. Isso ocorre, (Sem vírgula) seja pela negligência governamental nesse âmbito, seja pelos cenários familiares caóticos e exclusivos (Muito bem. Formulou a tese). Assim, é evidente que a falta do registro civil desencadeia a segregação dos indivíduos e a precariedade no aspecto da vida igualitária e justa dos brasileiros. Desse modo, é essencial haver medidas para combater o problema, a fim de garantir o funcionamento pleno da Carta Magna.

Nessa perspectiva, acerca da invisibilidade social gerada pela precariedade do registro civil, é válido realçar à omissão estatal nesse cenário. Considerando a Constituição brasileira, percebe-se a garantia de uma sociedade justa e igualitária. Entretanto, é visível o descaso governamental no cumprimento dessa pauta, dado que, (Sem vírgula) muitas pessoas estão sujeitas ao apagamento social devido à falta de documentos de registro civil. Em decorrência disso, essa parcela da população, (Sem vírgula) sofre com as desigualdades e o sentimento de inexistência, uma vez que a falta de fiscalização potencializa essa chaga social (Melhore a apresentação dessa discussão). Tal conjuntura, (Sem vírgula) representa uma violação do "Contrato Social", de John Locke, já que o Estado não cumpre seu papel de garantir direitos indispensáveis, como à justiça, à igualdade e à cidadania. Logo, é visível que essa omissão do poder governamental, (Sem vírgula) contribui para o agravamento do problema.

(Boa estratégia coesiva) Simultaneamente a esse fato, é válido ressaltar o aspecto familiar. A precariedade e a inexistência de conscientização familiar, (Sem vírgula) permite a diminuição no número de registros civis. Com isso, muitos responsáveis submetem crianças ao apagamento social e a consequente redução nos direitos dos cidadãos e dos diversos benefícios sociais que estipulam a necessidade do registro, como instituições de saúde e de ensino, programas sociais, a possibilidade de participar de eleições, entre outros. Tal conjuntura segregacionista, (Sem vírgula) contraria o "Espaço Público", de Hannah Arendt, que defende a total inclusão dos oprimidos na teia social. (Explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são essenciais para garantir o acesso total das pessoas à cidadania e ao registro civil. Para isso, compete ao Ministério da Justiça, juntamente ao Ministério da Cidadania, criar políticas públicas e leis que visem o acolhimento da população afetada, além de locais que fiscalizem e busquem pessoas que estão reclusas ao registro, a fim de garantir o combate à desigualdade retratada. Isso deve ser feito com o apoio da sociedade - através de voluntários e ligações que visem ajudar- e com a liberação de recursos feitos pelo Tribunal de Contas da União. Ademais, campanhas de conscientização e palestras devem ser realizadas para educar a sociedade. Assim, o problema exposto poderá ser combatido, e, finalmente, a população brasileira deixará de ser considerada um "Cidadão de Papel". (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200