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Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 02/12/2021

Status:

Corrigida
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A campanha “Sou cidadão”, desenvolvida pela Unicef (Desenvolva a sigla), mostra a importância dos indivíduos possuírem sua documentação, reforçando o pensamento a partir da frase “sem documento, eu não sou ninguém”. De maneira análoga, tal campanha demonstra uma realidade vivida pelo Brasil no século XXI, o que se evidencia, justamente, como a invisibilidade acerca dos registros civis (Melhore a construção de sentido), tendo em vista o descaso governamental, assim como os fatores socioeconômicos. (Muito bem. Formulou a tese) 

Em primeiro plano, é preciso atentar-se às problemáticas presentes. Nesse sentido, em um dos contos da obra “Urupês”, do brasileiro Monteiro Lobato, é narrada a história de Jeca Tatu, um homem que vive abandonado pelo poder público, sem auxílio do Estado. Analogamente, seguindo essa linha de pensamento, tal crítica exposta por Lobato (Vírgula) em sua obra, faz-se presente no corpo social brasileiro, uma vez que evidencia o descaso por parte dos governantes acerca de determinados assuntos, sendo a invisibilidade nos registros civis um desses problemas, (Ponto final) Isso ocorre em razão de não haver meios que auxiliem e influenciem os indivíduos a realizar a confecção das documentações. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, têm-se os fatores socioeconômicos como impulsionadores do problema. Nessa perspectiva, no livro “Utopia” (Vírgula) do inglês Thomas More, é contada a história de uma sociedade perfeita e igualitária, onde todos os habitantes possuem e usufruem de seus direitos. Contudo, quando se observa a sociedade brasileira, é possível perceber que nem todos os indivíduos conseguem usufruir de seus direitos, por não possuírem seus documentos, (Ponto final) Isso ocorre em razão de muitas cidades não realizarem a confecção desses registros e, por não terem uma boa condição financeira, não conseguem se locomover até um lugar que realize a confecção de tais documentos (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, são sustentados pensamentos contrários aos de More.

(Boa estratégia coesiva) Logo, considerando esses aspectos, faz-se necessário que o Ministério da Educação, juntamente ao Ministério da Cidadania, desenvolva palestras em escolas públicas e privadas, para alunos do ensino fundamental e médio, por meio de entrevistas com especialistas no assunto. Tais palestras devem ser transmitidas ao vivo pelas redes sociais dos ministérios com o intuito de trazer mais lucidez sobre a invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil, e atingir um público maior. Cabe também ao governo federal, (Sem vírgula) promover meios que auxiliem a confecção de documentos por pessoas de baixa renda que vivem em locais mais remotos. À vista disso, talvez no futuro, campanhas como a produzida pela Unicef não serão mais necessárias. 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200