[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 01/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O quadro expressionista “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pelo inacesso à cidadania no Brasil é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a não conscientização do grupo afetado. (Muito bem. Formulou a tese) 

A princípio, é imperioso notar que a indiligência estatal potencializa o número de pessoas sem registro civil no Brasil. Dessa forma, os indivíduos que buscam retirar seus documentos pessoais enfrentam dificuldade por conta da (Marca de oralidade. Evite esse tipo de construção) ineficiência do sistema e de seus profissionais operantes, que muitas das vezes não possuem a capacitação necessária (Melhore a apresentação dessa discussão). Essa conjuntura exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Nessa perspectiva, faz-se necessária uma intervenção estatal para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é igualmente preciso apontar a falta de consciência por uma parcela da população acerca dos problemas causados pela carência de documentos civis como outro fator que contribui para a manutenção da problemática. Posto isso, de acordo com dados do site R7, é estimado que, aproximadamente, 3 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento. Diante de um índice demasiado elevado, nota-se que várias dessas pessoas estão alheias às dificuldades que enfrentarão sem a posse desse registro primário, das quais se destaca a impossibilidade de retirar outros documentos pessoais, como carteira de trabalho e título de eleitor. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Explore a discussão com produtividade)
 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Nesse sentido, é dever do Estado — principal promotor da harmonia social — (Muito bem. Apresentou o detalhamento do agente) promover uma campanha de conscientização sobre a importância dos documentos pessoais, por meio de mídias sociais e anúncios publicitários, a fim de alertar a população e diminuir os índices de indivíduos não registrados no Brasil. Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch sejam restringidos apenas ao plano artístico. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200