Invisibilidade e registro civil:garantia de acesso à cidadania no Brasil - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 01/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

''O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". A afirmação atribuída, (Sem vírgula) à filósofa francesa Simone Beauvoir pode ser facilmente aplicada à cidadania no Brasil, já que mais escandaloso do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade (Melhore a construção dessa ideia). Assim, é lícito afirmar que as pessoas que têm seu documento (Especifique-o) é visto como um cidadão na sociedade, já aquelas outras por condições financeiras não têm seu registro é visto com outros olhos na sociedade. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

Em primeiro plano, cabe ressaltar que o primeiro documento de vida é a certidão de nascimento. Com ele as pessoas terão acesso a outros tipos de documentos civis. Muitas pessoas, (Sem vírgula) que têm seu registro para a sociedade e para o Estado é considerando um cidadão brasileiro, por que porque a pessoa que tiver com sua certidão de nascimento prova para o governo que é oficialmente registrado na sociedade e terá seus devidos direitos como cidadãos. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, o problema persiste por que porque não é são todas as pessoas que têm condições financeiras para pagar seu registro, por exemplo. Por conta disso, pessoas acabam ficando sem seu primeiro documento (Melhore a apresentação dessa discussão). Para a sociedade aquele cidadão que não tem uma certidão é como se não existisse (Vírgula) é considerando  considerado um nada por que não tem o mesmo direito à àquelas que têm sua certidão. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Cidadania juntamente com o governo federal devem promover projetos gratuitos, a fim de ajudar aquelas pessoas que não têm, (Sem vírgula) condições de pagar sua certidão de nascimento, por meio de facilitar os cidadãos a ter seus direitos iguais para não precisar ser considerado um nada na sociedade (Reelabore essa ideia). Somente assim, a garantia de acesso à cidadania no Brasil, (Sem vírgula) não será mais um impasse. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200