''O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". A afirmação atribuída, (Sem vírgula) à filósofa francesa Simone Beauvoir pode ser facilmente aplicada à cidadania no Brasil, já que mais escandaloso do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade (Melhore a construção dessa ideia). Assim, é lícito afirmar que as pessoas que têm seu documento (Especifique-o) é visto como um cidadão na sociedade, já aquelas outras por condições financeiras não têm seu registro é visto com outros olhos na sociedade. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
Em primeiro plano, cabe ressaltar que o primeiro documento de vida é a certidão de nascimento. Com ele as pessoas terão acesso a outros tipos de documentos civis. Muitas pessoas, (Sem vírgula) que têm seu registro para a sociedade e para o Estado é considerando um cidadão brasileiro, por que porque a pessoa que tiver com sua certidão de nascimento prova para o governo que é oficialmente registrado na sociedade e terá seus devidos direitos como cidadãos. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, o problema persiste por que porque não é são todas as pessoas que têm condições financeiras para pagar seu registro, por exemplo. Por conta disso, pessoas acabam ficando sem seu primeiro documento (Melhore a apresentação dessa discussão). Para a sociedade aquele cidadão que não tem uma certidão é como se não existisse (Vírgula) é considerando considerado um nada por que não tem o mesmo direito à àquelas que têm sua certidão. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Cidadania juntamente com o governo federal devem promover projetos gratuitos, a fim de ajudar aquelas pessoas que não têm, (Sem vírgula) condições de pagar sua certidão de nascimento, por meio de facilitar os cidadãos a ter seus direitos iguais para não precisar ser considerado um nada na sociedade (Reelabore essa ideia). Somente assim, a garantia de acesso à cidadania no Brasil, (Sem vírgula) não será mais um impasse. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |