Redação G.D 24 - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 01/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro “1984”, o autor George Orwell retrata uma sociedade na qual o Estado, através do Ministério da Verdade, detinha forte poder sobre a população na medida que controlava os dados históricos e os registros de seus cidadãos, ao passo que, caso fosse de seu interesse, poderia “vaporizar” um indivíduo, colocando- o como inexiste perante a sociedade. Em paralelo com a realidade brasileira, muitas pessoas sofrem com o fenômeno da invisibilidade, pela falta de registro civil, concretizando uma situação de questionamento ao acesso ao direito à cidadania no país. Logo, é necessário uma reflexão sobre a questão, visto que o direito ao registro civil está constituído na Carta Magna e é uma conquista social que deve ser mantida para toda a população. (Formule a tese com mais clareza) 

Primeiramente, o direito à identificação é um bem inalienável a todo cidadão brasileiro fundamentado constitucionalmente. Dessa forma, é válido ressaltar que, como afirma o economista Ammartya Sen, “O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) não deve ser medido pelo aumento da distribuição de renda e sim pelo acesso aos recursos básicos”, no qual estabelece de direito dos sujeitos sociais o acesso à educação, moradia e saúde, meios nos quais conquistados a partir da identificação desses recebidores, qualificando o registro civil como meio fundamental de garantia desses bens (Melhore a apresentação dessa ideia). Além do mais, cabe ressaltar que é um direito contido na Constituição federal do Brasil , assegurando que todos são iguais perante à lei e identificáveis em território nacional.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, cabe salientar que a invisibilidade vem sendo um problema que precisa ser combatido a fim de garantir a cidadania. Sob tal premissa, sabe-se que a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) foi feita a fim de estabelecer os Direitos Humanos e erradicar problemas sociais como a fome, a pobreza e passificar as nações. Dessa forma, é mister ressaltar que como forma de promover a cidadania é válido o combate contra toda forma de invisibilidade social, sendo a falta de registro civil uma das principais causas do apagamento de certa parcela populacional é de seus direitos defendidos pela ONU (Desenvolva a sigla). Em suma, é necessário trazer soluções significativas a fim de manter a cidadania. (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister a necessidade de medidas intervencionistas com o propósito de diminuir a invisibilidade social e garantir o direito à cidadania e ao registro civil. Assim, cabe ao Ministério da Educação e Cidadania- órgão responsável pelas políticas educacionais e sociais do país - (Muito bem. Apresentou o detalhamento do agente), criar um projeto político de monitoramento social, realizando novos registros civis de cidadãos vítimas da invisibilidade social por meio de um ressenceamento, a fim de amenizar os impactos existentes acerca da falta de acesso à cidadania no país. Em suma, a “vaporização” do indivíduo ocorrida na história de Orwell deixará de ser reflexo da sociedade brasileira. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200