No poema “O bicho” (Vírgula) de Manuel Bandeira, o autor compara o ser humano a um bicho por estar à procura de alimento no lixo. De acordo com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) (Vírgula) a insegurança alimentar e nutricional consiste na falta de acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade insuficiente, comprometendo o acesso a outras necessidades essenciais. Paralelo ao poema (Reveja a progressão de ideias), ainda presencia-se situações como essa na atualidade. Infelizmente (Vírgula) o Brasil sofre com diversos desafios para reduzir essa problemática, apoiados pela falta de investimentos ao pequeno agricultor e pela desigualdade social existente no país. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a insegurança alimentar cresceu em 3 anos e atingiu 43,1 milhões de pessoas. Diante disso, percebe-se que um dos seus entraves é a escassez de dinheiro para investir nos agricultores limitados do Brasil, pois com a falta de instrumentos, (Sem vírgula) as indústrias exibem-se na produção e conduzem os alimentos para a exportação, ou seja, sem crédito para investimentos, os pequenos agricultores não têm oferta de alimentos no país onde produz. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Reveja o elemento coesivo mais adequado) Outrossim, é importante salientar que a insegurança alimentar originou-se por razões históricas da desigualdade social, sendo uma problemática "raiz", ou seja, fomenta outras questões como a má distribuição de renda e a péssima divisão na concentração de terras, como afirma o escritor brasileiro Eduardo Marinho (Dois pontos) "não há competição onde há desigualdade de condições. Há covardia." (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Procure explorar a tese no desenvolvimento. Apresente a proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |