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Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 25/05/2009

Status:

Corrigida
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Durante séculos os muros foram uma forma de exclusão de nacionalidades, culturas e de sepração entre classes. Historicamente, grandes muros como o de Berlim e o da Cisjordânia foram alvos de protestos frente a " ameaça comunista" e outro diante dos atentados terroristas.

Atualmente, um assunto muito discutido e que tem gerado diversas opiniões é a questão das favelas cariocas estarem sendo cercadas por muros, para tal ato os governantes destas regiões alegam que esses estariam sendo construidos para reservar as áreas de proteção ambiental que vem sido devastada por seus habitantes.

Contudo, seria um muro a forma mais efetiva de proteger estas áreas? Ou, este seria apenas um pretexto para a exclusão da população local (de condições financeiras precárias) dos habitantes próximos (de classe média à alta) e dos turistas que por ali passam.

De maneira simplória, a segunda opção seria mais adequada vendo que os responsáveis pela construção nem procuraram diálogo com as associações de moradores.O que representa que estes muros seriam de fato um controle sobre esta população que a cada dia tem aumentado mais em número.

Entretanto, os governos deveriam então buscar formas de investir os recursos públicos em desenvolvimento destas comnidades.Mas, muito pelo contrário, o que estamos vendo é que nossos governantes preferem "gastar nosso dinheiro" em um muro do que "gastá-lo" na melhoria de nossas condições de vida.

Comentários do corretor


1: Cuidado com a ortografia. Pequenos erros de escrita podem ser corrigidos com a releitura do texto.

2: Procure desenvolver melhor esse raciocínio explicando bem os problemas que envolveram esses muros. Evite "jogar" uma informação, pois o leitor pode ficar confuso. Você deve estar atento para ser objetivo e claro.

3: Tenha cuidado com a pontuação. Procure separar as informações por ponto final.

4: "áreas de preservação que têm sido devastadas". Fique atento para a concordância nominal.

5: Trata-se de uma nova pergunta. Verifique a pontuação.

6: O correto seria a expressão " visto que" depois de vírgula.

7: Cuidado com a redundância. O aumento da população é em número.

8: Evite expressões da oralidade. Apenas " Pelo contrário " já deixa claro a contraposição que você deseja fazer.

Avaliação Geral: Você demonstra conhecimento sobre o tema proposto e desenvolve bem seu ponto de vista. Parabéns por dispor as ideias em parágrafos e desenvolvê-los de maneira gradual. Nesse sentido sua redação está excelente. Contudo, você ainda precisa ficar atento para pequenos erros de concordância, para não colocar as ideias pensando que o leitor já tem conhecimento sobre elas. NÃO ESQUEÇA O TÍTULO DO TEXTO, POIS O SEU TEXTO SERÁ CANCELADO NO VESTIBULAR. Fique atento para ser bem completo e não deixar dúvidas para o leitor. Para consertar essas pequenas falhas, procure reler seu texto de maneira mais atenta e continue praticando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
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