No Brasil, a cada dia que passa, tem se tornado mais difícil sobreviver com dignidade e direitos de igualdade previstos nos Direitos Humanos. Um estudo aprofundado precisa ser feito por cada Estado, para que (Vírgula) com dados numéricos reais, se faça uma análise individual de cada situação. (Não contextualizou o tema)
Há muitos anos atrás, ouvia-se as pessoas reclamando do preço dos alimentos no supermercado. (Truncamento) Mas hoje, esse cenário é muito mais gritante e assustador. Comer o básico, no Brasil, tem passado do orçamento do brasileiro assalariado e causado grande impacto nas famílias de baixa renda. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Mlehore a estratégia coesiva) Sabe-se que há a implementação de uma importante política pública voltada às famílias pobres, mas, (Sem vírgula) percebe-se que não tem sido o suficiente. O necessário para a sobrevivência digna do ser humano, ainda está em falta e essa situação, acarreta dois grandes problemas: a fome e o consequente aumento da criminalidade. (Explore a discussão apresentada com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, essa situação precisa ter data para acabar. O Estado, através dos agentes de saúde de cada município, precisa implementar a pesquisa de dados estatísticos para a criação de novas políticas públicas para diminuir a discrepante desigualdade social. É necessário pontualidade nos dados, para saber como agir em cada situação. Cada município precisa estruturar uma horta comunitária, envolvendo as famílias mais vulneráveis e, (Sem vírgula) gerar mais emprego. A educação básica, a essas pessoas, deve ser incentivada, pois é através do estudo e trabalho, (Sem vírgula) que há a esperança de um futuro melhor - sem fome e criminalidade. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |