Insegurança Alimentar no Brasil - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 22/11/2021

Status:

Corrigida
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A Constituição federal de 1988, documento mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 6, o direto à alimentação como inerente a todo cidadão brasileiro. Portanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a insegurança alimentar no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. (Formule a tese) 

Em uma primeira análise, devemos ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de acesso e disponibilidade das pessoas aos alimentos. Nesse sentido, diversas famílias sofrem com essa realidade no país, passando por dificuldades e muitas vezes ficando dias sem comer, resultando na decadência de órgãos e em casos mais graves, na morte. Nesta condição, segundos as ideias do filósofo John Locke, apresenta como uma violação do “contrato social” (Vírgula) já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a alimentação, o que infelizmente é evidente no país. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a mudança de mais de 8 milhões de pessoas nessas condições desde 2017, tendo como impulsionador da insegurança alimentar no Brasil, tendi assim, diversas famílias sem condições de comer em sua própria residência. Logo, é inadimicivel  inadmissível que esse cenário continue assim. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se (Vírgula) portanto, a necessidade de combater esses obstáculos, para isso, é vital que o governo, por intermédio de campanhas públicas e debates políticos, com fim de diminuir essa crise alimentar (Construção confusa e incompleta. Reestruture). Assim se formará uma sociedade mais tolerante, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social” como afirma John Locke. ​​​​​​​(A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200