Observando o cenário atual, fica perceptível o grande aumento da insegurança alimentar na sociedade brasileira. Aumento este decorrente de diversos fatores, dos quais pode-se citadar o atual cenário pandêmico e a inacessibilidade à merenda escolar de algumas instituições de ensino.
Em consequência desses fatos, o desemprego é uma preocupação constante. Não era difícil encontrar em sites relatos de brasileiros que sofriam com a insegurança alimentar. Atualmente, esses relatos têm se tornado mais graves e recorrentes. Segundo diversas publicações em sites jornalísticos, um grande número de cidadãos brasileiros vulneráveis recorrem aos alimentos descartados em lixões, acarretando, assim, diversas doenças por má alimentação e ingestão de alimentos em decomposição. (Delimite as discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) Fazendo um estudo aprofundado do assunto aqui citado, foi exibido recentemente no Fantástico uma reportagem que relatou aumento nos número de mortes do povo Yanomami ao se tratar de dificuldades no acesso à alimentação e medicamentos (Melhore a apresentação dessa discussão). Problemas estes agravados com o crescimento do garimpo ilegal nas áreas habitadas e as diversas dificuldade de acesso ao local por parte das pessoas que oferecem auxílio.
(Melhore a estratégia coesiva) Mediante a este cenário deploráve aqui exposto, fica explícito a necessidade de uma maior atenção por parte do governo e das pessoas bem favorecidas financeiramente. A implementação de ideias inovadoras como palestras de conscientização e aprimoramento dos programas de auxílio financeiro já ativos tornam-se essencial essenciais para a extinção deste crescente abismo, pois para o músico e produtor brasileiro Caetano Veloso," Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome". (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |