A Constituição federal de 1988 prevê igualdade entre direitos e deveres a todos. Logo, está previsto a alimentação adequada para toda população. No entanto, há convergências divergências quando se observa indivíduos em situação de fome no Brasil. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)
Primeiramente, a alimentação é algo indispensável na vida de seres humanos, sendo ela responsável por trazer energia e sustância pelos nutrientes, necessários para o corpo funcionar corretamente, e sua falta pode causar grandes consequências, como doenças e em casos mais graves, a morte. (Explore mais a discussão. Evite parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a insegurança alimentar aumentou devido à falta de programas e políticas públicas. O governo Lula elaborou o “Programa Fome Zero” com o objetivo de garantir a todos uma alimentação adequada. Logo, é necessário medidas como essa para a melhora do combate à fome no Brasil. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessária a intervenção governamental. À vista disso, as autoridades estatais devem promover uma alimentação adequada a cidadãos por meio de reforços as leis já existentes a fim de garantir a todos a segurança alimentar. Só assim, esse problema pode ser, inicialmente, mitigado e, posteriormente, dirimido. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |