É evidente que, (Sem vírgula) a insegurança alimentar na sociedade brasileira é um grande problema que deve ser tratado imediatamente. De acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), a insegurança alimentar pode ser temporária ou crônica como, por exemplo, em caso de desemprego e pobreza. Essa problemática social deve ser superada para alcançarmos uma sociedade saudável. (Formule a tese)
Em primeira análise, a fome é causada devido à pobreza estrutural, desemprego, aumento de preços, escassez e falta de abastecimento alimentício. Na música "Classe Média", de Max Gonzaga, além de apresentar a temática de pobreza e desemprego, traz a reflexão de violência urbana, criminalidade, conflitos entre classes sociais e desigualdade social, estes, relacionados à insegurança alimentar. Isso comprova que há diversas causas para o aumento da fome, sendo um deles, a pandemia do coronavírus. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a insegurança alimentar pode trazer diversas sequelas à sociedade brasileira, como, por exemplo, traumas emocionais, problemas cognitivos, doenças físicas, podendo acarretar na morte (Explore mais essa discussão). Tudo isso demonstra que, (Sem vírgula) a insegurança alimentar é um grande malefício à sociedade mundial. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário lidar de forma contínua e com seriedade com a problemática. Sendo assim, a iniciativa deve vir dos órgãos públicos e privados, implementando e fiscalizando leis e projetos sociais, como a cesta básica, por exemplo. Ademais o própio indivíduo pode ser aliado à solução, não desperdiçando alimentos, fazendo doações, além de participar e divulgar os projetos criados. (Truncamento) A fim de salvar a sociedade da fome, como disse o filósofo estadunidense, Richard Rorty "Que tipo de mundo podemos preparar para os nossos bisnetos?"
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |