O Pesadelo Da Insegurança Alimentar - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 20/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Infelizmente, um problema que vem de muito tempo, e ainda é bastante atual na sociedade nos dias hoje, é a fome, chegando a ser retratado desde poemas como “O Bicho” (Vírgula) de Manoel Bandeira, a obras cinematograficas como o recente “Arcane” (Vírgula) do diretor Ash Brannon. Muitas pessoas no Brasil e em todo o mundo, (Sem vírgula) não têm garantia que poderão comer no dia seguinte, algo completamente desumano, pois, um dos direitos humanos básicos é o direito à alimentação, mas nem todos conseguem usufruir desse direito, muito pelo contrário, não tem nenhuma segurança contra a fome. (Melhore a contextualização) 

Graças a má coordenação do governo, e a falta de gerenciamento na distribuição de recursos, hoje em dia, cerca de 41% da população brasileira, segundo a “Pesquisa de Orçamentos Familiares” feita pelo IBGE (Desenvolva a sigla), e um décimo da população global, segundo o relatório “O Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI)” de 2021, sofrem com insegurança alimentar, números alarmantes, e podemos ver exemplos desses números, (Sem vírgula) nos moradores de ruas, que podem ser encontrados em diversos lugares nas cidades. A fome em todo o mundo é um problema que não pode mais ser ignorado, pois tem tendências de aumentar se não forem tomadas medidas imediatas. (Reestruture e melhore a coesão textual) 

(Melhore a estratégia coesiva) O governo deveria investir em mais campanhas de distribuição de alimentos e facilitar para que os cidadãos possam ter acesso a esse direito básico. Algo muito benéfico seria a construção de abrigos, para que pessoas sem moradia possam abrigar-se e alimentar-se com mais tranquilidade, podendo assim buscar melhorar sua qualidade de vida. Nesses mesmos abrigos, poderiam ser realizadas as campanhas de distribuição de alimentos. Temos que tomar ações para extinguir ou diminuir esse problema o mais rápido possível, para tornar a fome apenas um pesadelo a ser citado em obras fictícias. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200