Há cerca de um ano atrás, uma matéria do Jornal Nacional da Rede Globo, (Sem vírgula) mostrava o impacto da pandemia em famílias de baixa renda em uma comunidade no Rio de Janeiro. A situação mais comovente era de uma mãe que cuidava sozinha dos quatro filhos pequenos e ficou sem o trabalho de ambulante, durante os meses de lockdown. Ao perder sua renda de pouco mais de duzentos reais por mês, foi obrigada a pedir ajuda de vizinhos e instituições de caridade, para garantir sua sobrevivência e a de seus filhos. No entanto, isso não a livrou de passar fome, já que as refeições eram variáveis, um dia tinha e outro não. A chegada do auxílio emergencial não mudou muita coisa, já que o dinheiro era pouco e também deveria ser usado para pagar contas de agua e luz, além de comprar comida. O mais triste em tudo isso, (Sem vírgula) é o fato dessa história se repetir em muitas outras famílias do país, enquanto todos fecham os olhos para essas pessoas, inclusive o presidente da república. (Reelabore as discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) Em uma declaração recente aos seus eleitores no cercadinho do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro falou (Vírgula) em tom orgulhoso, que o Brasil é "um país que alimenta muitas bocas no mundo", esquecendo o fato de existir mais de dezenove milhões de brasileiros com fome, (Sem vírgula) naquele exato momento e que, provavelmente, poderiam ser seus eleitores. No entanto, o presidente pode não ser o único a agir dessa forma. Na realidade, todos nós não enxergamos essa dura realidade. Todos sabemos que em algum lugar do país, (Sem vírgula) existe alguém passando fome, mas ninguém pensa em como ajudar essas pessoas. É como se elas existissem, mas ninguém as vissem. Seria falta de vontade ou apenas falta de informação? Afinal, onde estão essas pessoas? Apenas os ricos podem ajudar? (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Para solucionar essas dúvidas e a falta de conhecimento sobre a fome no Brasil, ela precisa entrar na realidade das pessoas, através de campanhas de conscientização e sites online de doação livre, criados pelo Ministério da Cidadania, onde haveria dados de fácil entendimento sobre a segurança alimentar de cada estado e cidade, além de listas com todas as entidades de caridade existentes no país e quais delas precisam de mais recursos. Com a preocupação do governo e a contribuição da população, a fome no Brasil deixaria de ser invisível e todos os brasileiros teriam acesso a uma alimentação de qualidade. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |