Insegurança alimentar é um termo usado para designar a falta de acesso aos alimentos. Infelizmente diversas pessoas continuam enfrentando esse triste problema devido às condições precárias em que vivem. (Melhore a contextualização do tema)
Atualmente a ausência de comida permanece presente na vida de alguns brasileiros. Recentemente, todos foram pegos de surpresa por uma pandemia causada pela covid-19 e por se tratar de algo contagioso, foram necessárias algumas medidas protetivas, como o isolamento social, o que resultou em desempregos e em seguida causando uma instabilidade financeira. Por esse motivo, as pessoas que viveram isso, (Sem vírgula) ficaram sem acesso aos alimentos, gerando um aumento na taxa de fome no Brasil. Portanto, para que ninguém passe por dificuldades parecidas, é necessário uma fonte de renda, e para que isso aconteça, é importante a presença de oportunidades no mercado de trabalho. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar da alimentação ser direito básico do cidadão, não é isso que acontece no dia a dia. Através dos gráficos apresentados pelo IDH (Desenvolva a sigla), é possível perceber a desigualdade social no país. Dessa forma, é notório que esse é um fato importantíssimo quando relacionado à fome, é onde se encaixa perfeitamente a frase “muito para poucos e pouco para muitos”, e para que esse agravante seja amenizado, é preciso que haja uma distribuição justa no Brasil, beneficiando ambas partes. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, fica visível que para apaziguar esse grave problema, (Sem vírgula) é recomendado que o país controle a desigualdade e vise priorizar todos as classes. (A proposta de intervenção está incompleta. Apresente todos os elementos)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |