A fome no Brasil - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 20/11/2021

Status:

Corrigida
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Insegurança alimentar é um termo usado para designar a falta de acesso aos alimentos. Infelizmente diversas pessoas continuam enfrentando esse triste problema devido às condições precárias em que vivem. (Melhore a contextualização do tema) 

Atualmente a ausência de comida permanece presente na vida de alguns brasileiros. Recentemente, todos foram pegos de surpresa por uma pandemia causada pela covid-19 e por se tratar de algo contagioso, foram necessárias algumas medidas protetivas, como o isolamento social, o que resultou em desempregos e em seguida causando uma instabilidade financeira. Por esse motivo, as pessoas que viveram isso, (Sem vírgula) ficaram sem acesso aos alimentos, gerando um aumento na taxa de fome no Brasil. Portanto, para que ninguém passe por dificuldades parecidas, é necessário uma fonte de renda, e para que isso aconteça, é importante a presença de oportunidades no mercado de trabalho. (Reestruture) 

(Melhore a estratégia coesiva) Apesar da alimentação ser direito básico do cidadão, não é isso que acontece no dia a dia. Através dos gráficos apresentados pelo IDH (Desenvolva a sigla), é possível perceber a desigualdade social no país. Dessa forma, é notório que esse é um fato importantíssimo quando relacionado à fome, é onde se encaixa perfeitamente a frase “muito para poucos e pouco para muitos”, e para que esse agravante seja amenizado, é preciso que haja uma distribuição justa no Brasil, beneficiando ambas partes. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, fica visível que para apaziguar esse grave problema, (Sem vírgula) é recomendado que o país controle a desigualdade e vise priorizar todos as classes. (A proposta de intervenção está incompleta. Apresente todos os elementos) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200