Insegurança alimentar - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 20/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O personagem "Chaves", criado por Roberto Gómez Bolaños, não possui o pleno acesso à alimentação rica em nutrientes e, consequentemente, sofre a fome por longos períodos. Semelhante à situação vivida por Chaves estão milhões de brasileiros que não têm o que comer seja pela má distribuição de alimentos (Vírgula) seja pela atual pandemia do coronavírus. Logo, é necessário que tais problemas sejam solucionados com o objetivo de combater a insegurança alimentar no Brasil. (Muito bem. Formulou a tese) 

Nesse contexto, a precária distribuição de alimentos no país agrava ainda mais o problema. Isso ocorre porque a desigualdade socioeconômica limita os indivíduos de extrema pobreza, já que o acesso a alimentos de qualidade está intimamente associado à quantidade de renda que o sujeito possui. Assim, a tese defendida pelo filósofo São Tomás de Aquino de que "todas as pessoas devem ser tratadas com a mesma importância" não é devidamente praticada na sociedade brasileira. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a pandemia do coronavírus trouxe a preocupação de instituições em relação àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. Por exemplo, com a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas, muitos alunos não tiveram acesso àquele que era, muitas vezes, sua refeição do dia. Dessa maneira, as escolas públicas mantiveram a distribuição das merendas, reduzindo a insegurança alimentar. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, os governos federal, estadual e municipal devem realizar cursos de capacitação profissional em diversas áreas, por meio de verbas públicas, aos sujeitos que perderam seus empregos com o objetivo de incluí-los no mercado de trabalho e, assim, conseguirem estabilidade em relação à alimentação. Espera-se, com isso, diminuir a quantidade de pessoas que, assim como Chaves, estão em situação de insegurança alimentar. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200