Muito se discute sobre a insegurança alimentar no Brasil, afetando famílias de baixa renda e se intensificando em momentos de crise, desemprego e pandemias. Tendo como principal causa a má gestão do dinheiro público, envolvendo empecilhos quanto ao acesso de uma alimentação nutritiva e saudável de forma justa em todo o Brasil. Deve-se rever esses conceitos, analisando os direitos da população e os deveres do governo federal. (Muito bem. Formulou a tese)
É garantido por lei o direito à vida, como descrito no artigo V da Constituição brasileira, (Ponto final) Com a fome que, (Sem vírgula) ocasionalmente gera a morte, (Sem vírgula) viola-se totalmente esse direito público. Da mesma forma, é de responsabilidade federal erradicar a pobreza e constituir uma sociedade solidária e justa, como confirma-se no artigo III da mesma Reforma Constitucional. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, não é isso que vemos. Percebe-se a falta de comprometimento com o povo por parte das autoridades governamentais, e as desigualdades sempre presentes, favorecendo uns e desfavorecendo outros. Por lei temos muitos direitos, mas na prática tudo se oculta, a população não conhece e nem reconhece o próprio poder. (Explore a discussão com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas, (Ponto final) O Ministério Público fiscalizando devidamente as ações do governo brasileiro, para que os recursos da qual a população necessita chegue sem obstáculos. Analisando a alimentação com fonte primordial para avida a vida, todos devem ter acesso de forma justa e solidária, através do auxílio e apoio de deputados e vereadores. Na educação, projetos para a popularização do saber judiciário e das leis, para que se abra a mente e enriqueça a vida das nossas crianças. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |