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Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 20/11/2021

Status:

Corrigida
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A Bíblia Sagrada, no livro de Mateus, diz “dai de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede”. No entanto, percebe-se que na atual realidade brasileira, várias famílias encontram-se em situação de insegurança alimentar no Brasil. Tal fato, que foi agravado pela pandemia do corona vírus coronavírus, já estava piorando nos últimos anos, em conseqüência da má gestão pública do atual governo. (Formule a tese com mais clareza)

Em primeira análise, várias pessoas perderam a sua fonte de renda logo no início da pandemia do corona vírus. Isso fez com que muitas famílias, que já viviam em situações precárias, passassem a depender totalmente de doações, do programa Bolsa Família e do Auxílio Emergencial, criado pelo governo durante a pandemia. Essa situação agravou um problema que já era crescente: a escassez de programas voltados ao combate à fome e estímulo à agricultura familiar no Brasil, conforme estudo da BBC News Brasil. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a má gestão pública do atual governo já vinha resultando na piora dos índices da insegurança alimentar no Brasil. Conforme dados de 2020, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), 9 milhões de pessoas a mais, em relação ao ano 2018, se encontravam nessa situação antes do início da pandemia. (Truncamento) O que evidencia o enfraquecimento da gestão das políticas públicas desde o início do atual governo, em 2019. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Por fim, urge que o atual governo melhore a gestão dos programas voltados ao combate à fome, por meio da atualização monetária dos valores defasados do programa Bolsa Família e de estímulos à agricultura familiar. Dessa maneira, será possível garantir que as famílias de baixa renda tenham uma garantia mínima de recebimento mensal, compatível com a atual realidade e voltem a ter segurança alimentar no Brasil.​​​​​​​ (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200