O Brasil há anos tem lutado para combater ou minimizar o problema da fome nacional. Hoje temos um cenário bastante agravado devido à pandemia, pois muitas famílias ficaram sem renda, pois milhares de empresas fecharam ou tiveram redução de funcionários. A insegurança alimentar nacional trás traz vários problemas, um deles e bem preocupante é a desnutrição infantil que podem trazer quadros clínicos irreverssíveis. Há também a questão da saúde emocional dos responsáveis que precisam sustentar seus lares. (Melhore a contextualização do tema)
A desnutrição infantil é bem preocupante, pois além de trazer problemas sérios à saúde, acaba tirando da criança toda força, energia e disposição que ela precisa para se desenvolver, brincar, estudar, entre outros. Toda criança em seu preocesso de crescimento, (Sem vírgula) necessita de nutrientes que serão essenciais na formação de todo o seu corpo. É direito da criança ter acesso à alimentação saudável. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outra problemática, (Sem vírgula) são responsáveis que precisam levar sustento aos seus lares. Na tentativa de levar sustento básico à família, essa fadiga diária tem prejudicado a saúde emocional e consequente a família toda sofre, pois compartilhar do sofrimento dessas pessoas. (Truncamento) É muito preocupante (Vírgula) pois em caso de agravamento da saúde emocional, poderá levar ao suicídio. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Por isso, é necessário um olhar mais atento vindo primeiramente das autoridades de cada cidade, na criação dou aperfeiçoamento de programas sociais e maior divulgação na mídia para arrecadar doações e também ver-se ver a possibilidade de atendimento psicolológico gratuito, embora ainda seja um longo caminho (Vírgula) mas precisa ser minimizado esses sofrimentos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reelabore e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |