Em sua obra intitulada “Os Miseráveis”, o escritor francês Victor Hugo traz à tona problemas sociais existentes - após a queda do Império Napoleônico - em uma sociedade francesa devastada, a prisão do personagem Jean Valjean pelo roubo de pão demonstra como a falta de alimentos assolava a população. No entanto, após vários anos, o impasse de insuficiência alimentar, apresentado nas páginas do livro do autor francês, ainda é uma realidade no Brasil. Dessa forma, entende-se que a ineficiência do Estado bem como a lacuna educacional da população cooperam para tal cenário. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, é necessário destacar a incapacidade da administração pública de prover aos cidadãos brasileiros a possibilidade de ter uma alimentação adequada. A esse respeito, a Constituição federal, promulgada em 1988, traz, em seu artigo 6, a alimentação como um dever do Estado. Todavia, a realidade do povo brasileiro difere daquilo declarado no caput, uma vez que as autoridades administrativas não desenvolvem políticas públicas eficazes, pois não há programas sociais que forneçam às famílias brasileiras um auxílio financeiro o qual supra as necessidades mensais alimentícias. Com isso, as refeições nutritivas, importantíssimas para uma vida saudável, não são desfrutadas por boa parte do povo brasileiro. Nesse sentido, enquanto o Estado não cumprir com seus deveres, a insuficiência alimentar persistirá no Brasil. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator é responsável pelo aumento da fome: a má formação educacional. Gilberto Dimenstein discorre - no livro “O Cidadão de Papel" - acerca dos direitos constitucionais, e destaca a desigualdade no usufruir de cada um deles. Nessa linha de raciocínio, o argumento de Dimentein se corporifica no momento em que o Estado, constitucionalmente responsável pela educação pública, fornece um ensino precário, que impede ao estudante a oportunidade de um bom emprego, e por consequência o alcance de um poder aquisitivo para suprir carências como a alimentar. Desse modo, a lacuna educacional frusta planos para o combate da à fome, além de ir de encontro aos direitos decretados na Carta Magna. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para uma caminhada rumo à solução do impasse. Para tanto, o Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável pela formulação de programas para o desenvolvimento do país, em parceria com o Ministério da Educação devem promover um maior investimento nos alunos das escolas de rede pública por meio da criação e implantação de projetos que visem a valorização do ensino e a qualificação profissional dos discentes, a fim de que o estudante detenha conhecimentos os quais o possibilite ingressar no mercado de trabalho ao terminar sua jornada estudantil. Tal ação pode, ainda, contar com a criação de uma bolsa de ajuda financeira - destinada exclusivamente para compras alimentícias mensais - atribuída às famílias dos alunos participantes do projeto. Dessa forma, a insuficiência alimentar não será uma realidade no país, mas somente um fato histórico descrito no romance de Victor Hugo. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |