XXX - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 20/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em sua obra intitulada “Os Miseráveis”, o escritor francês Victor Hugo traz à tona problemas sociais existentes - após a queda do Império Napoleônico - em uma sociedade francesa devastada, a prisão do personagem Jean Valjean pelo roubo de pão demonstra como a falta de alimentos assolava a população. No entanto, após vários anos, o impasse de insuficiência alimentar, apresentado nas páginas do livro do autor francês, ainda é uma realidade no Brasil. Dessa forma, entende-se que a ineficiência do Estado bem como a lacuna educacional da população cooperam para tal cenário. (Muito bem. Formulou a tese) 

Sob esse viés, é necessário destacar a incapacidade da administração pública de prover aos cidadãos brasileiros a possibilidade de ter uma alimentação adequada. A esse respeito, a Constituição federal, promulgada em 1988, traz, em seu artigo 6, a alimentação como um dever do Estado. Todavia, a realidade do povo brasileiro difere daquilo declarado no caput, uma vez que as autoridades administrativas não desenvolvem políticas públicas eficazes, pois não há programas sociais que forneçam às famílias brasileiras um auxílio financeiro o qual supra as necessidades mensais alimentícias. Com isso, as refeições nutritivas, importantíssimas para uma vida saudável, não são desfrutadas por boa parte do povo brasileiro. Nesse sentido, enquanto o Estado não cumprir com seus deveres, a insuficiência alimentar persistirá no Brasil. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator é responsável pelo aumento da fome: a má formação educacional. Gilberto Dimenstein discorre - no livro “O Cidadão de Papel" - acerca dos direitos constitucionais, e destaca a desigualdade no usufruir de cada um deles. Nessa linha de raciocínio, o argumento de Dimentein se corporifica no momento em que o Estado, constitucionalmente responsável pela educação pública, fornece um ensino precário, que impede ao estudante a oportunidade de um bom emprego, e por consequência o alcance de um poder aquisitivo para suprir carências como a alimentar. Desse modo, a lacuna educacional frusta planos para o combate da  à fome, além de ir de encontro aos direitos decretados na Carta Magna. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para uma caminhada rumo à solução do impasse. Para tanto, o Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável pela formulação de programas para o desenvolvimento do país, em parceria com o Ministério da Educação devem promover um maior investimento nos alunos das escolas de rede pública por meio da criação e implantação de projetos que visem a valorização do ensino e a qualificação profissional dos discentes, a fim de que o estudante detenha conhecimentos os quais o possibilite ingressar no mercado de trabalho ao terminar sua jornada estudantil. Tal ação pode, ainda, contar com a criação de uma bolsa de ajuda financeira - destinada exclusivamente para compras alimentícias mensais - atribuída às famílias dos alunos participantes do projeto. Dessa forma, a insuficiência alimentar não será uma realidade no país, mas somente um fato histórico descrito no romance de Victor Hugo. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200