De acordo com o artigo 6º da carta magna brasileira de 1988, documento jurídico de maior importância da nação, são direitos sociais a saúde, a alimentação, dentre outros benefícios fundamentais à cidadania. Todavia, devido à ineficiência governamental junto à pobreza generalizada, tal garantia não se faz presente de todo, visto que parte do corpo social brasileiro não é beneficiado com recursos suficientes para suprir a alimentação básica, o que resulta em insegurança alimentar e a desnutrição desses indivíduos. Nesse sentido, é imperioso buscar resoluções para essa realidade nacional. (Muito bem. Formulou a tese)
Em uma primeira análise, convém destacar a falha do Estado em executar políticas públicas que forneçam auxílio para as famílias de baixa renda. Com efeito, essas pessoas são impossibilitadas de promover uma alimentação estável para si e seus filhos, sucedendo na crise de fome em massa dessa população. Um exemplo dessa vulnerabilidade, (Sem vírgula) foi o ocorrido em meio a pandemia do Corona vírus coronavírus, no centro de São Paulo, em que pessoas fizeram filas no mercado para buscar por ossos de descarte no lixo, consequência da fome durante um dos períodos mais críticos para a saúde do país. Para o físico alemão Albert Einsten, o seu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado, nesse sentido, é indispensável que o estado brasileiro opte por novas políticas democráticas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso, a pobreza abrange a maior parte do tecido social brasileiro, que junto ao alto custo dos alimentos, restringe esses cidadãos a alimentos industriais com o preço inferior e de baixa qualidade. Somado a isso, se destaca a escassez de comida para a demanda populacional, uma vez que as classes sociais estáveis financeiramente consomem mais quantidades de alimentos nos mercados. No que tange esse problema, pessoas pobres em sua maioria passam a ter deficiência de nutrientes, vitaminas e aminoácidos vitais para o funcionamento do organismo, além de comprometer o desenvolvimento de crianças em fase de crescimento, para mais, o desenvolvimento do país (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, é imprescindível que mudanças sejam tomadas para mudar esse cenário social.
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, a necessidade de medidas eficazes que contemplem todos os indivíduos em situação de insegurança alimentar no Brasil. Para isso, compete ao Ministério da Cidadania (Vírgula) junto da participação dos estados, reestabelecer o limite de renda per capita para o benefício de programas de financiamento junto ao acréscimo do valor ofertado, por meio de novas políticas sociais que sejam realistas com a demanda populacional, a fim de alcançar o maior número de indivíduos dessa categoria. Ademais, também cabe à iniciativa privada e as organizações não governamentais criarem campanhas de cunho coletivo, que forneçam alimentos frescos e de boa qualidade por meio da agricultura familiar e doações conscientes de alimentos para essas pessoas, com a finalidade de complementar as refeições diárias e abastecer os armários. Assim, mais brasileiros terão uma saúde plena e uma cidadania garantida. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |