[Sem título] - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 12/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O direito à alimentação saudável deveria ser assegurada para todos, mas esse direito não vem sendo respeito. Pode ser observado que a insegurança alimentar já é realidade em muito lares brasileiros e esse problema vem tendo um aumento devido à pandemia e à redução de iniciativas governamentais. (Muito bem. Formulou a tese) 

É importante ressaltar que a pandemia trouxe grandes impactos nas vidas dos brasileiros com o aumento do desemprego e o fechamento de diversos estabelecimentos que causou um impacto na renda das pessoas e consequentemente um aumento na insegurança alimentar. Além disso, houve uma redução de 85% no consumo dos alimentos considerados saudáveis e também foi identificado que o número de refeições por dia das pessoas foi reduzido. Ainda convém lembrar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostrou que durante esse período 31% da população está vivendo com a insegurança alimentar leve, 12% moderada e 15% grave. Esses dados evidenciam os efeitos que a pandemia causou no país e a falta de atuação do governo sobre esse problema. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) A redução de iniciativas governamentais é outro fator relevante sobre a insegurança alimentar. Na avaliação da socióloga Renata Motta, líder do Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça o problema é agravado por decisões políticas que fizeram as extinções do Ministério de Desenvolvimento Agrário e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional sustentável. Essas duas iniciativas eram de extrema importância no processo de implementações das políticas públicas voltadas a reforma agrária e na garantia do direito ao alimento e à nutrição para a população. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Em virtude do exposto, é dever do poder público garantir o direito da  à alimentação para todos. Dessa forma deve-se criar vagas de empregos públicos e privados, além de um programa social eficiente de auxílio para as famílias mais carentes. Também cabe ao governo federal implementar novamente o Ministério do Desenvolvimento agrário e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, assim podendo minimizar esse problema e garantir comida para todos. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200