Tema: Insegurança alimentar no Brasil - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 12/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No artigo 6º da Constituição brasileira de 1988, a alimentação é um direito garantido. No entanto, no que concerne à questão da insegurança alimentar no Brasil, verifica-se uma falha na manutenção desse direito, o que configura um sério problema. Certamente, há inúmeras consequências decorrentes da insegurança alimentar e da fome como raquitismo, anemia , inúmeros distúrbios e doenças, entre outras. Todas essas carências sentidas pelo organismo afetam o corpo humano, integralmente, contribuindo para diminuir o sistema imunológico responsável pelo combate de várias doenças no organismo, deixando assim o indivíduo exposto a contrair diversas patologias viróticas, bacterianas, causadas por vermes ou protozoários. A pior de todas as consequências é quando todos estes estágios chegam a um limite, levando o indivíduo à morte. (Reestruture as discussões)

Daniela arbex, no livro "O Holocausto brasileiro", defende que nenhuma violação de direitos humanos mais básicos se perpetua sem a omissão da sociedade. Todavia o desperdício de alimentos, bem como a pobreza, o desperdício, a distribuição ineficiente dos alimentos juntamente com a reforma agrária precária e o crescimento desproporcional da população em determinados locais do país, indubitavelmente contribui para a insegurança alimentar progredir. (Reestruture)

(Melhore a coesão textual) O combate à insegurança alimentar com o intuito de contê-la, deve-se tornar efetivo, uma vez que ao ignorado garante a resistência do problema. (Reelabore) 

(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, não só o Ministério da Agricultura junto ao Ministério da Economia devem promover programas de melhor distribuição de renda e reforma agrária, promovendo assim uma redução da pobreza e melhor produção e distribuição dos alimentos (Vírgula) evitando desperdícios. (Truncamento) Como também, a população, que consoante a paráfrase de Mahatma Gandhi: Seja a mudança que você quer ver no mundo (Use aspas), convoca a população, (Sem vírgula) a mobilizar-se para combater a constância do problema com mudanças de comportamento como atentar ao consumo consciente, tanto para adquirir produtos quanto a fazer doações sempre que possível, (Ponto final) Deve-se também, (Sem vírgula) supervisionar os governantes para averiguação de cumprimentos das leis, fiscalizando e acriminando ações que vão contra a ascensão da contenção do insegurança alimentar no Brasil. (Truncamento) Construindo (Vírgula) então, uma sociedade mais justa, adequada e igualitária a todos.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais prodividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200