Comer, direito divino - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 12/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A economia brasileira mudou, e todos têm que se preparar para viver a nova realidade do país. A crise bateu na à porta de todos, e chegou a hora de economizar. Aumento nas taxas de serviços essenciais, impostos e alimentos faz com que cada cidadão repense sua atitude socioeconômica para driblar a escassez de dinheiro. O supermercado mensal está mais caro, a gasolina, a água, a luz, o aluguel tudo se encontra nesse momento mais caro, e o salário do mesmo valor, isso para quem ainda tem emprego. Empresas fechando, e o desemprego aumentando, e o crescimento do país estagnando. Hora de repensar cada gasto, economia total para não entrar na indesejada insegurança alimentar. (Reelabore e formule a tese) 

A pandemia do Corona Vírus coronavírus mudou o mundo. Nenhum país estava preparado para enfrentar a crise ileso. Houve muitas perdas materiais e humanas. A desigualdade social, que é um problema totalmente político, ficou visível demais no Brasil. .Governos corruptos, equivocados e incompetentes, (Sem vírgula) só agravam cada vez mais a desigualdade no mundo, e a escassez de alimentos para a população mais vulnerável torna – se cotidiana, insuportável e insustentável. (Melhore a coesão textual) E, (Sem vírgula) precisa urgente da ação rápida e eficaz do governo. (Reestruture as discussões apresentadas. Abordagem tangencial) 

(Melhore a estratégia coesiva) Para atravessar uma situação dessa com sabedoria é necessário muito cuidado e planejamento, e também mudança de hábitos, só se deve comprar o essencial. A carne está muito cara, compra frango. Os itens da cesta básica com suas marcas preferidas estão muito caros. Muda-se de marcas. E dividir sempre com quem nada tem. Uma onda de solidariedade muito bonita cresceu no Brasil, em plena pandemia. As pessoas se uniram para ajudar quem nada tinha. Fizeram a mais bela política. Cabe agora ao governo ajudar os mais atingidos a recuperarem as suas vidas. (Reelabore a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica evidente que é preciso uma política pública eficaz para fazer a comida entrar na casa de todos que realmente precisam. Sem comida não se vive. O Congresso Nacional deve destinar um projeto com fundos fixos e intransferíveis para caso ocorra outra tragédia dessa proporção o governo saiba o que fazer e como. Esses salário mínimo de fome não dá pra ninguém viver com dignidade. Mudar esse teto salarial é necessário e urgente. Que o governo aprenda a cuidar do povo com zelo e dever. Dever constitucional. E que o povo aprenda a agradecer, quando estiver diante de um governo que saiba que comer é um direito divino. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200