A obra "O Grito" (Vírgula) de Edward Much (Vírgula) retrata dor, medo e angústia para mostrar as atrocidades de uma época. Essa pintura pode ser comparada com a insegurança alimentar no Brasil (Explore mais essa ideia). Dessa maneira, tem que se analisar as raízes históricas do problema e mitigar a negligência do Estado. (Formule a tese com mais clareza)
Primeiramente, é necessário analisar as raízes históricas dessa mazela. O sociólogo Gilberto Freyre mostrou, na sua obra " Casa Grande e Senzala", que desde o período colonial houve uma elitização da comida. Nesse sentido, temos famílias com excesso de comida, pelo fato de a alimentação tá estar atrelada ao fator citado por Freyre e outras pessoas que não têm o que comer, levando ao problema da fome. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Somando a isso, é importante verificar a postura do Estado. De acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional ( Penssan), em 2020, era 19 milhões de brasileiros em situação de fome. Nesse viés, esse dado monstra como o governo não fornece as devidas condições para uma parcela ter acesso a uma alimentação básica, ocasionando (Vírgula) além da fome (Vírgula) problemas na saúde do indivíduo. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, as raízes histórias devem ser entendidas e o Estado resolver essa mazela. Cabe ao poder público, no exercício de sua função social, incentivar por intermédio de programas sociais a agricultura familiar para que os alimentos produzidos servisse sirvam ao consumo dos habitantes do Brasil, com o objetivo de todos terem condições a uma alimentação rica em nutrientes. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |