A vida com fome - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 12/11/2021

Status:

Corrigida
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Embora seja a realidade de muitos brasileiros, a insegurança alimentar ainda não é um assunto tão discutido quanto deveria. Essa falta de diálogo, visibilidade e apoio para pessoas nessa situação torna um tanto normal algo que deveria ser considerado um absurdo. Grande parte das vítimas dessa ausência de uma boa alimentação são crianças em fase de crescimento, podendo, muitas vezes, serem expostas a doenças ou, até mesmo, ao falecimento. (Reestruture e formule a tese) 

É previsto pela Constituição, desde 2010, que o acesso à alimentação é um direito social. Sendo uma previsão óbvia, porém recente, pouco é feito para mudar a atual situação que se encontra em uma crescente piora desde o começo da pandemia. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) O aumento do desemprego e o absentismo de acessibilidade e amparo do Estado diante da nova realidade contribuiu para que o número da população em insegurança alimentar aumentasse em quase 10 milhões nos últimos três anos, tornando este um fato alarmante. (Evite construir um parágrafo frasal. Reestruture) 

(Melhore a estratégia coesiva) A carência de oportunidades para trabalho sendo somada, muitas vezes, a falta de escolaridade e experiência dos mais pobres, também é um fator que favorece um cenário sem segurança de alimentação. (Evite construir um parágrafo frasal. Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância que o Estado se mobilize para auxiliar estas pessoas em vulnerabilidade, criando novos projetos sociais para, de certa forma, facilitar o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho, também sendo possível deixar o acesso aos programas já existentes (Especifique-os) mais fácil. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200