Em face do cenário atual, a insegurança alimentar é a falta de disponibilidade e o acesso das pessoas aos alimentos. Mais da metade dos domicílios no país, 59,4% , se encontram em situação de insegurança alimentar durante a pandemia , segundo levantamento feito por pesquisadores do grupo Alimentos para Justiça. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
A partir de 2020, o aumento da fome no Brasil foi impactada pela pandemia, como em outros países. São 19 milhões de brasileiros em situação de fome no Brasil , segundo dados de 2020 da rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional PERSSAN.
Pode-se mencionar, por exemplo (Vírgula) que a pandemia agrava o cenário da fome, com a falta de investimento, e condições , milhões de famílias ficaram sem seu sustento. Segundo a professora e pesquisadora da OSUBH (Desenvolva a sigla), a insegurança alimentar aumentou principalmente nos últimos 3 meses de 2020, que foram os meses em que as famílias ficaram sem receber auxílio emergencial. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente , observa-se que a insegurança alimentar , como um todo, é também um problema de saúde pública , não apenas individual , (Ponto final) professora da UFMG (Desenvolva a sigla e melhore a construção de sentido) . Em vista aos dos acontecimentos da pandemia , trouxe à tona um assunto importantíssimo para todos os indivíduos. A fome é consequência de uma série de erros de políticas públicas e de desnutrição , diz KiKo Afonso, diretor executivo da ONG. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Dessa forma a falta de alimentos em quantidade ou qualidade necessária traz impactos para a saúde , como enfraquecimento do corpo, prejuízo no desenvolvimento físico e mental. Com todos os acontecimentos , as crianças acabam sendo as mais afetadas , visto que a desnutrição acontece de forma mais devastadora. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) É Imprescindível que todos se conscientizem , que se sensibilizem de que a segurança alimentar é um direito humano, contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Conclui-se que (Vírgula) segundo a Professora da UFMG , nos últimos 5 anos , houve um desmantelamento das Poíticas de Segurança Alimentar e Nutricional no país, que envolvem agricultura familiar e urbana, educação alimentar e nutricional.
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |