Artigo 6º da Constituição Federal do Brasil - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 12/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Fazer é o poder! (Evite esse tipo de construção) Já passou o tempo da população menos favorecida deste país plantar no governo todas as suas esperanças de uma vida melhor. De acordo com o artigo 5º da Constituição federal, um dos principais, destaca que todos somos iguais perante a lei, sem nenhuma distinção entre pessoas. Além disso, esse artigo garante o direito à vida, liberdade, igualdade, segurança, propriedade e outros, direitos tidos como fundamentais. Os direitos sociais estão prescritos no artigo 6º da Constituição, que prescreve os direitos do cidadão à educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade, infância e também à assistência aos desamparados. (Não contextualizou o tema. Reestruture) 

 (Informalidade) tudo lá, escrito na Constituição federal em forma de lei. Que pena que os governantes não cumprem o seu dever. E o povo aceita a sua sina. Uma criança sem escola, comida, moradia, lazer e segurança, que destino terá? Que escolhas e sonhos tem uma pessoa com fome? É inaceitável que o terceiro maior exportador de alimentos do planeta não alimente seus filhos adequadamente. Alimentos apodrecidos no lixo, enquanto uma parte gigantesca da população dorme com fome. Isso é vergonhoso! Será que esses políticos dormem em paz? Temos meios para ajudar quem precisa de comida o que falta é uma política eficaz para resolver esse problema de vez. Quando chegou as primeiras indústrias no Brasil, era obrigação do empresário ter e manter creches, escolas primárias, casas com luz e água para os seus operários. Assim ganhava – se pouco (Vírgula) mas dava para comer com dignidade. (Abordagem tangencial) 

(Melhore a estratégia coesiva) Quem tem fome tem pressa. É preciso uma ação nacional, governo, sociedade e agronegócio para juntos reverter esse estado de calamidade que chegamos. Criando uma rede do bem. Produzindo as refeições certas como uma cesta básica que mensalmente seria entregue nas casas das pessoas que estivessem passando por privações. Com toda a adequação necessária nutricional feita por nutricionistas. Existe muitas pessoas boas e muito competentes que ajudariam de bom grado. É só fazer o projeto que a ajuda chega. (Melhore a coesão textual. Abordagem tangencial) 

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica evidente que o que é preciso fazer para que não se tenha mais no país insegurança alimentar é cumprir o artigo 6º da Constituição em vigor. O governo não pode mais negligenciar seu dever. O Senado deve fazer uma comissão parlamentar para fiscalizar mensalmente o cumprimento da assistência aos desamparados. (Truncamento) Além de criar projetos de educação alimentar. Para que quando eles voltem a prover os seus sustentos e não precisem mais do auxílio governamental possam escolher alimentos saudáveis para assim poder se alimentar com dignidade para ter uma nutrição adequada. Para uma nação saudável e próspera o governo deve garantir que se alimentar adequadamente deve ser um direito e um dever de todos. Comida, educação, saúde e segurança e tudo florescerá. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões conforme a estrutura do texto e o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     440


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200