P - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 10/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O artigo 6° da Constituição federal brasileira prevê o direito à alimentação e à saúde, assim como à assistência aos desamparados. Todavia, a insegurança alimentar no Brasil evidencia que a lei em questão não é efetiva, pois a existência de indivíduos passando fome cresce cada vez mais. Isso é causado pela alta taxa de desemprego que consequentemente traz problemas na saúde. (Muito bem. Formulou a tese)

Mormente, é possível destacar o desemprego como uma das principais causas da fome no país. Nessa perspetiva, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional(Penssan) (Vírgula) com dados de 2020 em comparação com 2018 houve um acréscimo de 9 milhões de indivíduos sem ter o que comer. Sob tal ótica, devido à pandemia da covid-19 e o distanciamento social um grande número de pessoas ficaram desempregados, visto que, (Sem vírgula) muitas delas trabalhavam em comércios que estavam fechados, como lojas e vendas ambulantes. Desse modo, tornou-se problemático o acesso a uma alimentação saudável. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, perpetua como consequência da situação referida acima os problemas de saúde. Nesse sentido, no livro " Quarto de despejo", a autora Carolina Maria de Jesus conta acerca dos moradores do assentamento urbano informal onde ela morava, e sobre as mazelas que os atingiam por não terem o que comer. Dessa maneira, é execrável que o governo brasileiro continue negligenciado o direito à segurança alimentar, sobretudo, diante da situação suscetível que milhões de indivíduos estão doenças como fortes casos de anemia e desnutrição. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que o governo federal em parceria com os Ministérios do trabalho e da saúde, (Sem vírgula) devem criar programas sociais por meio de investimentos no setor trabalhista, por exemplo, construções públicas ou empresas públicas, além de campanhas de assistência à saúde, principalmente, em regiões periféricas. Espera-se, com isso, garantir a saúde e a segurança alimentar erradicando com fome assim como prevê a Constituição. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200