O país da produção agrícola não abrange a todos-Aline - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 10/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Conta-se que, (Sem vírgula) o Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, tendo grande estoque de alimentos. Todavia, ocorre uma inacessibilidade, fruto de altas taxas inflacionárias, consta-se haver um grande número de pessoas sem acesso às refeições, ou até mesmo, (Sem vírgula) em situação de fome. Em estado de vulnerabilidade econômica, o portal midiático Uou, (Sem vírgula) divulgou (Vírgula) em 2021, o caso de que famílias buscavam comida em caminhões de lixo, refletindo a atual insegurança vivenciada por muitos durante a pandemia. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Nesse contexto, o Brasil é rico em alimentos, uma vez que a base econômica está no agronegócio, contudo, não chega a todos essa produção, (Sem vírgula) devido à elevação dos preços, acarretando na não viabilidade para os mais pobres (Melhore a apresentação dessa discussão). A absorção de nutrientes alimentícios é fundamental para o mantimento da vida, um direito de todos, dessa forma a falta de acesso diário fere diretamente a dignidade humana. Em tempos pandêmicos houve uma menor circulação de renda, associada à alta da inflação, serve de álibi para gerar o alastramento da insegurança e inanição. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, ganhou notoriedade por meio do veículo midiático Uou, no ano de 2021, a situação de diversas pessoas em que, na falta de alimentos básicos para a família, recorreram a caminhões de lixos, movidos pela incerteza se teriam a comida do dia. Sem dúvidas, não se trata de um caso isolado, em virtude da escassez alimentícia constante e o descaso dos poderes públicos, frente a população mais carente. Para o bom funcionamento do corpo humano, no mínimo, devem ser ingeridas três refeições diárias, a anulação de algum deles prejudica diretamente o desenvolvimento corporal. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para garantir o acesso de todos às refeições básicas com regularidade, são necessárias medidas de acolhimento à população mais afetada pelos altos preços. Cabe ao Ministério do Desenvolvimento, órgão federal responsável por criar medidas de combate à fome e a pobreza, o ônus de fazer acordos com agricultores para a distribuição gratuita de alimentos. Tal parceria beneficiaria ambos os lados, além de garantir dignidade aos mais pobres, ao invés de incertezas. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200