Atualmente, sabe-se que milhões de pessoas ao redor do mundo (e milhares no Brasil) encontram-se em insegurança alimentar - fome ou pouco acesso a alimentos nutritivos. Esta condição apresenta grande risco às pessoas que passam por ela. Assim, é importante analisar porque este problema é causado e o que ele gera, a fim de traçar caminhos para resolvê-lo. (Formule a tese com mais clareza)
Devido à pandemia do coronavírus, mais famílias brasileiras passaram a viver sob insegurança alimentar. Porém, este aumento já estava ocorrendo anteriormente. Em 2020, a Rede Brasileira de Pesquisa e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan) divulgou que 19 milhões de pessoas estão em situação de fome no país - cerca de 9 milhões a mais do que em 2018. Especialistas no assunto afirmam que isto se deve, principalmente, ao atraso nos pagamentos do Bolsa Família e à diminuição dos programas governamentais voltados ao combate à fome. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, são geradas graves consequências. Sabe-se, através de princípios da Medicina e da Nutrição, que o organismo humano necessita de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e outros nutrientes para bem funcionar. Estes nutrientes (divididos em macro e micro), (Sem vírgula) são encontrados justamente nos alimentos. Portanto, a fome e a alimentação pobre e/ou deficiente, (Sem vírgula) acarretam na falta destas substâncias, podendo levar à morte. (Explore mais a discussã)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, é importante combater a insegurança alimentar no Brasil. Para tal, o governo federal deve implantar melhores programas que auxiliem a população carente (a que mais sofre no quesito alimentar). Ademais, é fundamental que o Ministério da Economia encontre maneiras de não atrasar os pagamentos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |