Insegurança alimentar no Brasil - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 10/11/2021

Status:

Corrigida
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Clement Atlético, político britânico, destaca que a democracia não é apenas a lei da maioria, mas uma ferramenta crucial para o progresso de uma sociedade justa e empática. Entretanto, ao observar a insegurança alimentar no Brasil, nota-se que a concepção de Attlee não é efetivada na medida em que o problema contraria seus princípios básicos. Nesse viés, cabe destacar dois fatores fundamentais: a falta de renda necessária e altos números de exportações.  (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Inicialmente, é válido reconhecer como inseguridade alimentar na nação brasileira é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é uma consequência direta da falta de renda da população, visto que a crise econômica que afeta o povo brasileiro tem dificultado a compra de alimentos básicos (Explore a discussão com mais produtividade). De acordo com a escritora francesa Simone de Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no senso comum, na qual o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, forma estereótipos. Assim, a problemática tornou-se uma objetificação nociva e a população permanece alienada - validando a visão de Simone. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o número excessivo de exportações está entre as causas do entrave, dado que o Brasil é o segundo maior exportador mundial de alimentos industrializados, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. Para Auguste Comte, filósofo francês, é necessário "ver para prever e prever para prover", ou seja, é essencial que o ser humano conheça sua realidade e, assim, possa enxergar as consequências de suas ações para melhorar. Entretanto, a nação verde-amarela, diante da insegurança alimentar, nada faz, pelo contrário, continua perpetuando as mesmas condutas (Melhore a apresentação da discussão): Brasil exportando mais do que vendendo internamente dificultando o cumprimento da teoria positivista proposta por Comte.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é importante atenuar a conjuntura atual. Sob essa ótica, o Ministério da Agricultura, pecuária e abastecimento deve redirecionar seus recursos de modo menos desigual, mediante ao aumento do investimentos e incentivos de comercialização interna, já que eles são os grandes responsáveis por fornecer alimentos para os brasileiros. Feito isso, a ideia de uma sociedade democrática, vista por Attlee, será uma realidade no país. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200