A Constituição brasileira de 1988,documento jurídico mais importante do país,prevê em seu artigo 6º,, (Uso inadequado) o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Todavia,tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se analisa os índices da insegurança alimentar brasileira,visto que a fome traz prejuízos à saúde e torna a população brasileira mais vulnerável à obtenção de doenças. Diante dessa perspectiva,faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Muito bem. Formulou a tese)
Em uma primeira análise, cabe ressaltar a ausência de medidas governamentais para coibir os problemas relacionados à fome no Brasil. Nesse sentido,pode-se observar o aumento de transtornos mentais,como a depressão e doenças físicas,como a desnutrição (Melhore a apresentação dessa ideia). Essa conjuntura,segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke,configura-se como uma violação do ‘’contrato social’’, já que o Estado não cumpre o seu dever de garantir direitos indispensáveis aos cidadãos brasileiros,como à saúde,o que infelizmente é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais,é fundamental apontar a vulnerabilidade da população brasileira na obtenção de doenças,como uma das consequências da alimentação insegura no país,visto que pessoas em situação de rua possuem imunidade baixa devido à carência de fontes energéticas no organismo. Diante de tal exposto,observa-se a importância da alimentação essencial na vida dos habitantes da nação verde-amarela. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se,portanto,a necessidade de se combater esses obstáculos.Para isso,é de suma importância que o Estado,por meio de suas instituições de amparo,atue no combate à insegurança alimentar no país - através de promoção de emprego e renda,assistência contínua aos necessitados e elaboração de campanhas publicitárias que conscientizem sobre o desperdício de alimentos- a fim de consolidar-se uma sociedade mais justa e igualitária que cumpre os elementos elencados na Magna Carta. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |