No filme espanhol “O Poço”, prisioneiros são colocados em uma torre vertical, podendo se alimentar de restos de comida do nível de cima. Nisso observa-se o luxo dos primeiros andares comparados à miséria dos últimos, destacando à realidade. É justamente o que se mostra na realidade contemporânea, o problema da insegurança alimentar no Brasil, o fato enraizado da desigualdade social do país e má distribuição dos recursos na sociedade. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do funcionamento igualitário na sociedade brasileira. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é importante destacar os impactos negativos causados pela pandemia, dentre outros problemas, vem o aumento da fome causado pelo covid-19. Segundo a Rede Brasileira de Pesquisas em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan) (Vírgula) são aproximadamente 19 milhões de brasileiros em condições precárias de fome e pobreza. A frase dita pelo médico e filósofo Hipócrates “que remédio seja alimento e que alimento seja remédio” revela o quão a alimentação está associada à saúde. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Segundamente, é de clarividência que a fome sempre foi um problema enraizado no país, apesar de leis e programas sociais terem sido criados, isso não foi o suficiente pois a insegurança alimentar atinge até hoje cerca de 22% dos brasileiros (Essa discussão precisa ser mais explorada). E com isso leva aos níveis de desnutrição, comprometendo a saúde e o bem-estar popular.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, deve haver medidas a serem tomadas para mudar este cenário de desigualdade e deficiência alimentar. Cabe ao Ministério do Trabalho promover projetos de inclusão da população de classe baixa, dando assistência a famílias de baixa renda, vivendo com menos ou até um salário mínimo, a fim de que tenham uma melhor qualidade de vida e segurança alimentar. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |