O Brasil se destaca no cenário econômico internacional por sua posição de agroexportador. Contrastando com essa característica, muitos brasileiros sofrem com a insegurança alimentar, número que aumentou devido à pandemia de covid-19. Por consequência, observa-se o afastamento de indivíduos de duas suas atividades remuneradas e o aumento no índice migratório. (Melhore a contextualização do tema)
Certos indivíduos são acometidos de ansiedades e inseguranças, além da fraqueza, causada pela falta de alimentação adequada. Por consequência, grande parcela da sociedade perde a condição de estar empregado ou de possuir alguma fonte de renda a partir do trabalho formal ou informal.. (Uso inadequado da pontuação. Explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, a eminência da pobreza tem como consequência o aumento do fluxo migratório, que se caracteriza pela mobilização de indivíduos afim a fim de melhores condições de vida em outro município ou cidade. Assim como é retratado no livro Justino, o retirante, no qual um jovem do Nordeste, acometido pela fome e pelo medo, viaja em direção ao Sudeste, grande parcela da população é representada por esse personagem, que também aguarda por uma vida melhor. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo, o Estado deve promover práticas que visem a solidariedade da população para com aqueles que necessitam de alimentação, por meio de reportagens, propagandas e postagens nas mídias sociais, como facebook e instagram, para que o número de indivíduos que possuem sua alimentação inadequada seja reduzida. Ademais, os governos estaduais, em parceria com o governo federal, deve fornecer auxílio aos indivíduos que desejarem migrar de suas casas devido à insegurança alimentar e a fome, possibilitando, diferentemente do que o ocorrido com Justino, a chance de escolha acerca do local onde se deseja viver. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Evite uma argumentação pouco produtivida. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |