Toma-se conhecimento que desde o começo da pandemia a situação de pessoas passando fome no Brasil vem aumentando. Esta consequência advém do alto índice de desemprego e do elevado preço dos alimentos. (Explore as discussões iniciais com mais produtividade)
Por um lado, uma das principais causas de pessoas estarem passando fome foi o alto índice de desemprego. (Truncamento) Pois com a pandemia muitos estabelecimentos tiveram que fechar, e com isso, (Sem vírgula) milhares de pessoas foram demitidas. Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), estima-se que o Brasil somou mais de 14 milhões de desempregados no ano passado. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, o elevado preço dos alimentos também contribuiu cm essa situação de fome no país. A saca de 5kg de arroz chegou a 40 reais, o preço da carne continua acima de 40 reais, há lugares que o gás de cozinha está a 140 reais. Com isso, vale ressaltar que é impossível uma pessoa desempregada conseguir comprar alimentos básicos. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo auxiliar, amparar e dar apoio a essas pessoas desempregadas e fazer com que os alimentos tenham preços mais acessíveis. Verbas para cestas básicas deveriam ser enviadas para órgãos como prefeituras, com o intuito de minimizar a situanção de pessoas que estão passando fome. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |