Em seu poema "no meio do caminho" (Vírgula) do poeta modernista Carlos Drummount de Andrade, percebe-se que a sociedade ao longo de seu desenvolvimento enfrenta obstáculos em sua caminhada. Em nossa sociedade podemos ressaltar como problema, (Sem vírgula) a insegurança alimentar no Brasil, a qual é conceituada por falta de disponibilidade e acesso aos alimentos. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, ressaltamos que este problema ocorre em função da diferença econômica que privilegia ou limita determinado grupo social. segundos dados do PENSSAN (Vírgula) o número de pessoas em situação de fome em 2020 é maior se comparado a 2018. Grande parte destes índices se dá pelo contexto da pandemia do covid-19 que afetou gravemente nosso país, visto que uma de suas consequências foi uma crise econômica, de modo que abalou a segurança alimentar de várias famílias. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto a insegurança alimentar também é ocasionada por outros fatores existentes no Brasil. (Truncamento) Como é o caso do enfraquecimento da agricultura familiar e um grande êxodo rural. (Truncamento) Pois, devido a baixos investimentos (Vírgula) as pessoas deste meio se veem obrigadas a adotar um estilo de vida urbanizado. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude do que foi exposto, torna-se evidente que uma solução urgente faz-se necessária. Ações como maiores investimentos na agricultura familiar por intermédio do governo e ajudas solidárias da comunidade, governo e família a pessoas em situações de insegurança alimentar, são exemplos de políticas públicas. Assim, será possível amenizar os obstáculos e construir um Brasil melhor para todos.- (Uso inadequado da pontuação. Proposta de intervenção incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |