[Sem título] - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 10/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro "Sapiens", o autor Harari menciona que existem basicamente dois tipos de pobreza, sendo uma delas a pobreza biológica, que põe em risco a própria vida dos indivíduos por falta de alimento. Entretanto, a insegurança alimentar é um desafio a ser enfrentado para a superação da pobreza biológica no Brasil. Nesse sentido, a fim de encontrar uma medida para esse impasse, convém analisar-se suas principais causas e consequências. (Formule a tese com mais clareza) 

(Reveja o elemento coesivo mais adequado) Diante desse cenário, a omissão estatal é um dos principais fomentadores do problema exposto. Dessa forma, é pertinente rememorar que a Carta Constitucional garante, entre diversos direitos sociais, o direito à alimentação. Porém, forma-se uma lacuna entre a garantia teórica e a asseguridade prática desse direito social, uma vez que nem todos os brasileiros gozam plenamente da segurança alimentar (Explore essa discussão com mais produtividade). Nota-se, pois, que esse fator promove uma grave ruptura da ordem Constitucional.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, os problemas de saúde gerados pela instabilidade alimentar é uma das principais consequências desse impasse. Segundo a OMS (Desenvolva a sigla), saúde é um estado completo de bem-estar físico, social e mental. Consequentemente, a insegurança alimentar provoca o comprometimento ao estado de saúde do indivíduo, podendo causar impactos como a perda de energia, que afeta a parte cognitiva e física; anemia e até mesmo levando-o a óbito. Sendo assim, é nocivo que a falta de segurança alimentar persista no contexto social brasileiro. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, cabe ao governo federal - instância máxima do Poder Executivo -, por meio do Ministério da Cidadania (Vírgula) promover a asseguridade alimentar e nutricional de toda a população. Essa ação deve ser feita através de uma rede de distribuição de alimentos às pessoas carentes. Tal medida visa combater a insegurança alimentar de forma prática e democrática. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200