A fome acompanha a humanidade por toda a sua história, em inúmeros contextos locais e temporais. Nesse contexto, no Brasil não é diferente, o descaso governamental causa a insegurança alimentar nos diversos lares brasileiros, ameaçando a saúde íntegra das classe mais baixas. (Formule a tese)
Em primeira análise, a defasagem no programa Bolsa Família -que proporciona o alimento na mesa de milhões de brasileiros- é um dos maiores indicadores do descaso governamental a respeito da fome no Brasil. Sendo assim, se tornando o maior responsável pela insegurança alimentar das classes mais baixas no contexto atual. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Podemos destacar também, (Sem vírgula) os riscos que a desnutrição causa por falta de alimentos na saúde dos cidadãos, ela afeta não somente a parte física, mas também a parte cognitiva do indivíduo (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, fragiliza a saúde de 19 milhões de brasileiros, invalidando um dos principais preceitos da OMS (Organização Mundial da Saúde). Nesse sentido, podendo nos levar a pensar no termo de "limpeza social" adotado pela sociologia em 1980, em que há a eliminação de elementos sociais indesejáveis por parte de organizações. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao poder público reforçar os programas com o foco no combate à fome, por meio do redirecionamento de impostos, para que a insegurança alimentar no Brasil não seja uma realidade. Desse modo, preservando a vida igualitária de todos os brasileiros. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |