Insegurança alimentar é a indisponibilidade e o difícil acesso das pessoas aos alimentos. Uma casa é considerada como tendo segurança alimentar quando seus ocupantes não vivem com fome ou sob o medo de inanição. Com os projetos feitos pelo Estado e dado os resultados obtidos é possível vislumbrar que esse é um problema majoritariamente da gestão do atual Poder Executivo e legislativo do país. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Vale ressaltar que a alimentação adequada é um direito básico do cidadão brasileiro (Vírgula) tal qual foi introduzido na emenda nacional nº 64. Apesar de ser um direito, pesquisas recentes feitas por pesquisadores do grupo " Alimentos para Justiça " apontam o descaso do Estado no que se trata do cumprimento de tal necessidade, cerca de 59,4% da população se encontrava em situação de insegurança alimentar nos meses finais de 2020 (Vírgula) sendo que aproximadamente 19 milhões de brasileiros "passaram fome" de fato. Apesar da crise econômica provocada pela pandemia tais consequências se devem , principalmente, pela extinção do Consea ( Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) sem nenhum planejamento para criar uma estrutura que preencha sua função. Em debate na Comissão de Direitos Humanos e Minorias a subprocuradora-geral Débora Duprat pontua que devido à política que o Consea ajudou a implementar, o Brasil conseguiu sair do mapa da fome em 2014, e hoje a FAO ( Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) estimula países africanos a reproduzir o modelo brasileiro. (Delimite as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) A importância da segurança alimentar também tem visibilidade no que se trata da mortalidade infantil (Vírgula) a qual , após anos , teve um aumento entre os anos de 2015 e 2016 provocados pela crise econômica que agravou o cenário de vulnerabilidade social fazendo que as pessoas estivessem mais expostas à insegurança alimentar (Vírgula) essa que está ligada diretamente ao quadro de saúde do ser humano . (Evite construir um parágrafo frasal. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto , planejamentos com visões próximas e a longo prazo devem ser tomadas.A curto prazo medidas que priorizam retirar famílias de situação grave para moderada devem ser estabelecidas , assim como aponta a pesquisadora Elaine machado (Dois pontos) "O auxílio emergencial durante a pandemia foi deveras efetivo , e políticas como essa devem ser permanentes não estatais'' , sendo dessa vez destinadas a famílias em situação de insegurança alimentar.A longo prazo deve-se buscar o estabelecimento de um órgão responsável por criar e gerir métodos para garantir a segurança alimentar dos cidadãos (Vírgula) sendo tal possível de conquistar mediante um decreto legislativo do Congresso Nacional, um plebiscito deve ser convocado com a proposta de reerguer o extinto Consea ( Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |