O aumento nos preços dos alimentos no Brasil vem à tona quando se fala em insegurança alimentar. Isso porque a pandemia adiantou o que já estava sendo construído há anos que é a insegurança alimentar. Sem dúvida, o país vem enfrentando esse problema por dois motivos: a redução na variedade de produtos comercializados e a alta do dólar. (Melhore a contextualização do tema)
Nesse sentido, é preciso considerar que a redução na variedade de produtos comercializados tem ocorrido porque alguns alimentos não são tão lucrativos para os produtores, os alimentos de verdade, as frutas, legumes e verduras, pelo seu custo de cultivo tanto que o consumo de produtos (Melhore a construção de sentido) ultra processados ultraprocessados aumentou em relação aos alimentos de verdade. (Eivte parágrafos frasais)
(Melhore a estratégia coesiva) Não fosse o bastante, os produtos brasileiros estão sendo exportados e com a lata alta do dólar se tornou mais lucrativo a sua exportação do que a venda internamente. Ora, é certo que politicas econômicas para a contenção da alta do dólar e para limitar as exportações de alimentos se faz necessário. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, antes que o problema em torno do insegurança alimentar se agrave, (Sem vírgula) ainda mais, é preciso intervir. Logo, cabe ao governo federal implantar politicas públicas como o Fome Zero,programa de contenção de insegurança alimentar, e concomitantemente propor inclusão social aos cidadãos para baixar o índice de desigualdade no país, para que todos tenham condições para comprar alimentos. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Evite um recorte limitado do tema. Explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |