Insegurança alimentar jaque - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 10/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O aumento nos preços dos alimentos no Brasil vem à tona quando se fala em insegurança alimentar. Isso porque a pandemia adiantou o que já estava sendo construído há anos que é a insegurança alimentar. Sem dúvida, o país vem enfrentando esse problema por dois motivos: a redução na variedade de produtos comercializados e a alta do dólar. (Melhore a contextualização do tema) 

Nesse sentido, é preciso considerar que a redução na variedade de produtos comercializados tem ocorrido porque alguns alimentos não são tão lucrativos para os produtores, os alimentos de verdade, as frutas, legumes e verduras, pelo seu custo de cultivo tanto que o consumo de produtos (Melhore a construção de sentido) ultra processados ultraprocessados aumentou em relação aos alimentos de verdade. (Eivte parágrafos frasais)

(Melhore a estratégia coesiva) Não fosse o bastante, os produtos brasileiros estão sendo exportados e com a lata alta do dólar se tornou mais lucrativo a sua exportação do que a venda internamente. Ora, é certo que politicas econômicas para a contenção da alta do dólar e para limitar as exportações de alimentos se faz necessário. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, antes que o problema em torno do insegurança alimentar se agrave, (Sem vírgula) ainda mais, é preciso intervir. Logo, cabe ao governo federal implantar politicas públicas como o Fome Zero,programa de contenção de insegurança alimentar, e concomitantemente propor inclusão social aos cidadãos para baixar o índice de desigualdade no país, para que todos tenham condições para comprar alimentos​​​​​​​. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Evite um recorte limitado do tema. Explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200