Sara | Insegurança alimentar. - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 05/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na música Fome – escrita por Nalata - é composto que, (Sem vírgula) há pessoas brigando por migalhas de lixo de alguém que já jogou fora. (Truncamento) De modo que, (Sem vírgula) essa narrativa não destoa da realidade brasileira, na qual, em 2020 (Vírgula) o aumento da fome foi impactado pela pandemia coronavírus. Sendo assim, a causa desse fato e como a pandemia influenciou para o aumento da insegurança alimentar, (Sem vírgula) merecem uma análise crítica. (Melhore a contextualização do tema e a coesão textual) 

Em primeiro plano, é oportuno afirmar que a desigualdade social é a principal causa da insegurança alimentar no Brasil. Nesse raciocínio, isso acontece porque há uma distribuição de renda desproporcional no país, formando uma sociedade com um grupo muito rico, tal qual, outro grupo muito pobre que passam necessidades. Prova disso, (Sem vírgula) é que (Vírgula) de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), existem em 2020 cerca de 19 milhões de brasileiros que passam fome. Por isso, enquanto a desigualdade social persistir a quantidade de pessoas desnutridas destina-se a aumentar. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar que a partir de 2020 (Vírgula) com a chegada do coronavírus no Brasil (Vírgula) a carência alimentar foi intensificada. Isso porque durante o cenário pandêmico a maioria dos comércios do país fecharam, de forma que, (Sem vírgula) a quantidade de desempregados se elevou e por conseguinte a renda mensal de muitas pessoas foi comprometida. Por isso, a insegurança alimentar teve um avanço gravemente elevado. Prova disso é que (Vírgula) segundo dados da Penssan, já supracitado, em 2020 são 9 milhões de brasileiros a mais em comparação a 2018, no Brasil em situação de fome. Dentro dessa lógica, nota-se que esse problema deve ser solucionado com urgência. (Explore a discussão com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é intolerável a persistência da insegurança alimentar no Brasil. Por isso, é dever do Ministério da Cidadania, órgão governamental responsável pelas políticas de desenvolvimento social, por meio de verbas governamentais, fornecer um local para servir de distribuição de alimentos. Sendo assim, por exemplo ministrar marmitas, apenas com essencial para sobrevivência dos necessitados e claro sob fiado (Melhore). Nesse sentido, a fim de que a influência negativa do coronavírus sobre a alimentação dos brasileiros seja minimizada. Feito isso, certamente haverá uma redução significativa na desigualdade social e por conseguinte os índices de insegurança alimentar vão se limitar.

Comentários do corretor


Explore a discussão com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200