Na década de 70 iniciou-se um processo chamado de Revolução Verde, que com o argumento de que faltaria alimento para as pessoas do mundo seria necessário então aumentar a produção delas. Entretanto, a produção do alimento não era o problema ,mas sim a distribuição dele ,o que gera até os dias atuais um grande problema de insegurança alimentar.Isso acontece, (Sem vírgula) devido à ineficiência do governo e o silenciamento do tema. (Muito bem. Formulou a tese)
Tal fenômeno é de enorme responsabilidade do governo. De acordo com a teoria reformista, a fome existe devido à falta de distribuição de alimentos. Sendo assim ,o Estado que deveria ter o papel de distribuir esse alimento .Logo,é preciso que essa situação mude. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso ,o silenciamento tema é uma infeliz causa do problema.Segundo o filósofo Foucault, temas são silenciados para que estruturas sejam mantidas, dessa maneira é evidente que isso reflete a realidade brasileira, visto que , (Sem vírgula) não é mostrado essa situação nem na mídia e nem nas redes sociais. Então ,é essencial que isso se altere. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Fica claro,portanto,que insegurança alimentar brasileira seja combatida .Por isso, as ONGs (Desenvolva a sigla) ,que são responsáveis por cuidar das áreas que o Estado não chega ,devem criar campanhas de conscientização que serão divulgados ,por meio da mídia ,a fim de informar a população sobre o tema .Também é necessário , (Sem vírgula) que a população cobre o Estado para cumprir com seu dever .Somente assim a sociedade poderá distribuir o alimento que a Revolução Verde conseguiu aumentar. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
Evite um recorte limitado do tema. Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |