No livro "O cidadão de papel", escrito em 1993 pelo jornalista Gilberto Dimenstein, é abordado como a cidadania no Brasil está presente apenas no papel. Apesar do ínterim (Reveja a seleção lexical) entre a publicação da obra e o contexto hodierno, percebe-se que os direitos dos cidadãos brasileiros ainda não se concretizam na prática. Essa conjuntura pode ser observada nas dificuldades em se combater a insegurança alimentar no país. Sob essa ótica, é válido ressaltar a omissão do Estado e a indiferença populacional como propulsores desse entrave. (Excelente. Contextualizou e formulou a tese)
(Reveja a coesão estabelecida) Diante desse cenário, cabe ressaltar como a ausência do Estado intensifica a insegurança alimentar no Brasil. Sob esse viés, o filósofo inglês Jhon Locke desenvolveu o conceito de "contrato social" no qual o Estado seria a máquina administrativa responsável por promover o bem-estar coletivo. No entanto, a perspectiva elaborada por Locke não se concretiza no contexto brasileiro, uma vez que a fome perdura em nossa sociedade. Logo, é imprescindível que medidas sejam tomadas para mitigar essa problemática no tecido social brasileiro. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é evidente como a indferença populacional solidifica a incerteza alimentar no país . No livro "Admirável mundo novo" (Vírgula) de Adoux Huxley (Vírgula) é retratado um futuro distópico no qual o corpo social se encontra acondicionado as mazelas sociais. De maneira análoga à forma fictícia (Vírgula) tal panorama pode ser examinado no país, tendo em vista a habituação dos cidadãos brasileiros aos problemas que afligem as parcelas sociais menos favorecidas, permitindo a persistência desse imbróglio na nação verde-amarela (Melhore a apresentação dessa ideia). Desse modo, enquanto a indiferença e habituação populacional em relação à insegurança alimentar permanecer na sociedade brasileira será dificultoso o combate à fome no âmbito nacional.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister combater esses obstáculos. Para isso, urge ao Ministério da Educação- órgão responsável pelas definições das matrizes curriculares- implementar por meio das intuições de ensino uma pedagogia mais dinâmica, através de aulas mais interativas, com o intuito de se promover o senso crítico nos estudantes a fim de que tal parcela da população construa um posicionamento mais empático diante das questões sociais. Ademais, torna-se necessário a ampliação de recursos financeiros destinados ao combate à fome mediante programas públicos que possam auxiliar os cidadãos menos favorecidos. Assim diminuirão os impasses relacionados à insegurança alimentar no Brasil. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |