No contexto atual, uma discussão que precisa ser priorizada no Brasil é acerca da insegurança alimentar vivenciada por uma grande parcela da população. A falta de acesso à alimentação adequada e permanente contribui para inúmeros problemas na vida do indivíduo, que poderão gerar impactos não apenas de forma individual como também no desenvolvimento coletivo. Deste modo, torna-se necessário debates a respeito do mesmo (Use quando houver ideia de igualdade), visando solucionar o problema. (Muito bem. Contextualizou o tema)
Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), segurança alimentar consiste no acesso regular e permanente à alimentação de qualidade e quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Adotando esta definição, compreende-se que a população brasileira vive uma realidade contrária, uma vez que grande parcela da sociedade se encontra numa situação de extrema pobreza (Melhore a apresentação dessa discussão). Devido a isso, este público fica à mercê da doação de terceiros e, na falta de doações, acabam por recorrer aos alimentos descartados por outros.
(Melhore a estratégia coesiva) A situação de insegurança alimentar interfere, também, de forma coletiva gerando consequências para todo país (Explore mais essa ideia). O indivíduo necessita de macro e micronutrientes para seu pleno desenvolvimento e assim desempenhar de forma adequada suas funções diárias, incluindo as laborais, porém uma vez que o alimento não chega ao prato, seu rendimento cognitivo e físico fica abaixo do possível, impactando a economia e sobrecarregando os serviços de saúde do país. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Levando em consideração esses aspectos, faz-se necessário ações que visem a oferta de alimentos para a população em insegurança alimentar, que funcionem de forma eficiente. A qualificação da população, por meio de cursos profissionalizantes, incentivo aos estudos e infraestrutura adequada para que os mesmos consigam ter acesso à educação, somada ao aumento da oferta de empregos, mostra-se como outro pilar a ser fortalecido no combate à insegurança alimentar, permitindo (Vírgula) desta forma, que a sociedade tenha acesso à alimentação sem comprometer outras áreas, revertendo a insegurança alimentar vivenciada. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |