[Sem título] - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 05/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com o declínio da cultura açucareira, o Nordeste brasileiro afogou-se em subalimentação e desigualdade, insuflando a Conjuração Baiana, movimento populista em Salvador que alimentou os ideais separatistas. Não obstante, mais de dois séculos após a revolução, o Brasil segue perseguido por altos índices de insegurança alimentar, agora sem margens regionais. Nesse contexto, é imprescindível discutir que essa problemática é fomentada pelo interesse econômico dos produtores de alimento e contribui ativamente para a proliferação de doenças contagiosas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Primariamente, apresenta-se como contraditório um país que, segundo a Embrapa (Desenvolva a sigla), ocupa a quarta posição em produção de alimento sustentar a desnutrição do povo (Melhore a construção de sentido). Entretanto, o Brasil acolhe essa realidade, pois sua estrutura fundiária é incentivada pela desvalorização da moeda nacional a exportar os produtos ao invés de manter o mercado interno. Sob essa óptica, é perceptível que a fome no país é agravada não por uma incapacidade de obter recursos alimentícios, como na África, mas pela ganância dos grandes produtores, que preferem abandonar sua população, em busca de lucro, através de moedas mais custosas. (Explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desnutrição também facilita a infecção por doenças virais e bacterianas, visto que atrapalha a ação do sistema imunológico. A carência de zinco, por exemplo, causa a redução na quantidade de leucócitos, responsáveis pela eliminação de microrganismos extracelulares na corrente sanguínea. A baixa ingestão desses nutrientes implica, portanto, no crescimento do contágio por patologias infecciosas graves, tal qual o coronavírus, que, em grande escala, desencadeiam crises, elevando o preço dos alimentos e, finalmente, acentuando a insegurança alimentar. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, em conclusão, que o alongamento da negligência sobre esse processo, além de causar graves implicações no bem-estar do cidadão, pode, a longo prazo, dificultar a resolução do quadro. Para resolver o alastramento da fome o mais cedo possível, então, é urgentemente necessário que o Poder Executivo do governo federal — entidade responsável por garantir a subsistência da coletividade nacional — estimule o agronegócio a priorizar a manutenção do mercado interno, através de incentivos fiscais e tributações sobre a exportação. Assim, a desnutrição no Brasil será rebaixada a um tema do passado, relembrada através do estudo de eventos importantes da história, como a Conjuração Baiana. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200