O Mapa da Fome criado pela ONU - Organização das Nações Unidas - para representar graficamente os países que estão com a população acima de 5% em estado de fome (Problemas na construção de sentido. Reestruture). O Brasil esteve presente neste processo desde o início, se livrando apenas entre o período de 2013 a 2018. (Reestruture e formule a tese)
Inicialmente, é de conhecimento geral que o Brasil, por questões sociais e econômicas, quase sempre esteve nesta situação de insegurança alimentar (Melhore a apresentação dessa discussão. Explore mais essa ideia). Porém, com a dissolução de certas políticas públicas que tinham sido criadas justamente para deter o problema e, no momento presente, com a situação da Pandemia, o sufoco voltou à tona com muita intensidade. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Grandes transtornos e um cenário caótico ocasionado pelas consequências geradas à população, que são as piores possíveis devido à insegurança alimentar e a fome que causam problemas sérios de saúde levando à desnutrição e até à morte.
São 19 milhões de brasileiros nessa terrível situação e há urgente necessidade de reinstaurar ou criar novos programas de auxílio e muito empenho por parte do governo federal para erradicar o problema o mais rápido possível. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |