Século XXI, tecnologia e ciência de ponta, os mais diversos restaurantes espalhados pelos bairros, marcas e mais marcas nas prateleiras dos supermercados, mas mesmo assim nada disso foi o suficiente para parar a fome, ainda existem famílias sem a certeza de que terão o que comer. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese. Evite construir parágrafo frasal)
A produção de alimentos (Vírgula) em termos de quantidade (Vírgula) supriria a necessidade do país se fosse adequadamente distribuída entre as famílias brasileiras, mas não é. Famílias economicamente estáveis possuem uma segurança alimentar estável, a escolha dos alimentos é mais ampla e a possibilidade de desnutrição é menor. Em contrapartida, em famílias com renda baixa a comida é a que cabe no salário e nem sempre os nutrientes satisfazem ao corpo, podendo assim acarretar desde a perda de energia até a anemia, dependendo da gravidade da insegurança alimentar, segundo a Medicina UFMG (Desenvolva a sigla). (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Estando a falta de segurança alimentar relacionada à desigualdade do país, tem o governo como obrigação buscar meios para garantir que cada vez menos famílias se encontrem em estado de inanição (Melhore a apresentação dessa ideia). A criação de cestas básicas que possam não só levar o alimento, mas também os nutrientes, elaborada por profissionais da saúde, amenizariam a gravidade do estado de inanição. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Além da possibilidade da criação de um mercado, por município, com a ajuda do governo para a disponibilização de alimentos gratuitos àqueles que comprovassem estado de insegurança alimentar (Melhore a construção dessa ideia). Alimentos esses que seriam até então descartados por mercados e restaurantes teriam agora um novo destino.
(Melhore a estratégia coesiva) Acerca do texto, é dever do governo garantir o alimento básico às famílias e o fim da desigualdade alimentar. (Truncamento) Porque como a escritora Carolina Maria de Jesus relatou em “ Quarto de despejo “, a fome dói. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |