[Sem título] - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 04/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo Karl Marx, em sua teoria do "Silenciamento dos Discursos", alguns temas são omitidos na sociedade a fim de se ocultar as mazelas desse corpo social. Sob esse viés, no âmbito brasileiro contemporâneo, a insegurança alimentar é um assunto que não pode ser silenciado, pois compromete a harmonia do coletivo. Diante disso, faz-se necessário debater soluções para essa problemática, a qual é motivada não só pela falta de recursos financeiros, mas também pela negligência estatal. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

A princípio, é imperativo destacar a falta de condições financeiras como promotora do problema, dado que boa parte dos brasileiros, que trabalham, recebem apenas um salário mínimo, o qual muitas vezes é incompatível com o custo de vida em sociedade. Nesse sentido, as despesas com água, gás, energia elétrica e alimentação dificilmente são quitadas, sendo necessário, quase sempre, manter mais de um emprego. Além disso, com a chegada da pandemia, muitos trabalhadores foram prejudicados mediante as necessárias mediadas restritivas, sobretudo, (Sem vírgula) aqueles cujo trabalho necessita de bastante interação social - como feirantes, lojistas e ambulantes -. Sendo assim, infelizmente, muitas pessoas ficaram desempregadas e isso contribuiu para com a insegurança alimentar. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém ressaltar que o problema também deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. De acordo com Thomas Hobbes, filósofo inglês, o Estado é responsável por garantir o bem-estar social, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, conforme o portal BBC Brasil, não só houve uma defasagem nas políticas sociais com, por exemplo, os auxílios voltados às famílias carentes, mas também houve o fim da estimulação à agricultura familiar, a qual é essencial para a autonomia alimentar (Explore mais essa ideia). Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) É importante, portanto, que o governo federal, com o auxílio do Ministério da Cidadania - órgão responsável por políticas nacionais de segurança alimentar e nutricional -, assistam à população carente, por meio de subsídios financeiros que supram as necessidades básicas. Além disso, devem incentivar a agricultura familiar, mediante a publicidades e seminários que demonstrem métodos de cultivo, a fim de estimular práticas autossustentáveis que contribuam na demanda alimentar. Somente assim, a insegurança alimentar será gradativamente minorada. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200